1
resposta

para que serve o git ?

Não estou entendendo o motivo para aprende algo mais difícil que criar um projeto em html, não entendo o porque ter um programa para ficar me mostrando o que eu atualizei, o que eu fiz de novo ou sei lá o que, por favor alguém me de um sentido nessa parte do curso.

1 resposta

Olá Paulo, tudo bem?

O Git é um software para versionamento de código. Vou te falar de algumas vantagens de versionar os seus projetos.

  • É possível manter um histórico de todas as modificações que foram feitas no código. Isso é importante pois às vezes nós testamos algumas funcionalidades ou removemos algum bloco de código, mas depois queremos voltar ao estado anterior do projeto.
  • Se você estiver trabalhando com mais desenvolvedores em um time, o git vai ajudar a gerenciar as modificações que cada dev faz no projeto. Então é possível que todo mundo trabalhe ao mesmo tempo em partes diferentes do código e depois "agrupem" tudo, sem muita dificuldade
  • É possível usar o sistema de branches do git para criar branches e isolar alguns ambientes, como por exemplo o ambiente de dev e o de produção.
  • Avançando um pouco, hoje em dia temos ferramentas de CI/CD, que podem usar um repositório do git para fazer um deploy automático do seu projeto para o servidor de produção.

Essas são algumas das vantagens. Não é necessário usar o git para pequenos projetos onde você só está testando alguma coisa. Mas para um projeto real é muito importante que você e seu time utilizem.

Mesmo assim, é uma pergunta importante essa que você fez. Todas as ferramentas servem para ajudar o desenvolvedor com algum processo, e o git é uma delas num mundo de várias outras, como o Docker, Cucumber, e etc.

Pode parecer difícil no começo e sem sentido quando estamos iniciando com essas ferramentas, mas depois de um tempo, é difícil de largar elas