Gostaria de criar uma workspace para usar somente nos cursos da alura. Não ficou claro para mim também a questão de "para que serve a workspace", entendi simplesmente que é o diretório escolhido para o seu projeto, existe algo além?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Gostaria de criar uma workspace para usar somente nos cursos da alura. Não ficou claro para mim também a questão de "para que serve a workspace", entendi simplesmente que é o diretório escolhido para o seu projeto, existe algo além?
Olá, Natália Castilhioni
Muito legal a sua ideia, Natália, irei dividir a resposta em duas partes, pode ser?
1° Motivação da Workspace: A workspace significa "espaço de trabalho", serve como um ambiente que isola em um único diretório, configurações e propriedades de seus projetos (isso mesmo, não apenas um, mas como vários que você for criando ao longo da sua jornada) evitando a possibilidade de se misturar com seus outros arquivos pessooais. Se você
2° Modificar a workspace default: Considerando a plataforma Eclipse, você consegue já de inicio, quando o aplicativo abre, qual diretório você deseja acessar os projetos, no exemplo abaixo, estou informando que desejo acessar a "worksspace_naty", ao apertar o botão "Launch" o eclipse tentará apresentar todos os projetos que tiverem naquele diretório.
Mas supondo que, você acidentalmente após inicializar o eclipse, você tenha pressionado uma propriedade que faz com que essa janela não abra mais. Não se preocupe, seus projetos não sumiram e muito menos você vai precisar deinstalar o eclipse, basta na própria ferramenta seguir os seguintes passos.
1° No canto superior esquerdo, na opção "File" selecione a opção "Switch Workspace" desta forma você poderá escolher outra workspace (área de trabalho) e separar seus projetos profissionais e acadêmicos.
Espero que a dica tenha sido útil e tenha ajudado :D se você considera essa resposta como certa, não se esqueça de marcar ela como resposta correta para o tópico ser encerrado e ajudar mais pessoas e aumentar nossos pontos hehehehehe. Se houver qualquer dúvida, não exite em perguntar aqui ou na nossa comunidade no Discord ^^ .
Bons estudos
Att,
Referências