2
respostas

para que serve a tag <header>

acabei esquecendo para que serve a tag header se ela é uma tag de semantica ou é uma tag para cabeçalho ?

2 respostas

Oi Francisco, tudo bem? É os dois. É uma tag para cabeçalho que remete justamente a essa semântica.

Francisco, a tag header é uma tag contêiner (sim, existe essa palavra em português, hehehe) assim como a tag div. A diferença é que header possui semântica e div não.

Por exemplo, se uma pessoa com necessidades especiais usa um programa de acessibilidade para saber em que parte da página está sem enxergar, a tag div não provê nenhuma informação para o programa. No entanto, há a tag header deixa claro que ele esta no topo da página.

Por fim, qual a diferença de uma pessoa que não enxerga para o Google? Nenhuma, porque o Google também não enxerga, é por isso que hoje quando falamos em acessibilidade não pensamos apenas nas pessoas com necessidades especiais, pensamos também no google. Assim como o leitor indica que estamos no header, o Google saberá ao indexar sua página que aquele pedaço é um header e geralmente no header temos destaques como nome da empresa, etc.

Em suma, se preocupar com a semântica e a acessibilidade só tem a ajudar os usuários e ao seu negócio.

Sucesso e bom estudo!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software