1
resposta

Para que serve a const?

Boa tarde,eu só não entendi até agora para que serve a const e por que ele usa ela ao inves de uma simples variavel(var).

1 resposta

Olá, eu vou explicar aqui a diferença entre var,let e const.

Var e Let

A diferença entre var e let é que a segunda quando declara dentro de um escopo, não poderá ser acessada fora dele, enquanto var não. Ex:

function novaFuncao() {
     var novaVar = 0;
     let novaLet = 0;
}

console.log(novaVar); // 0
console.log(novaLet); // undefined

No caso acima, novaLet está limatada ao escopo da função, ou escopo local, e não pode ser acessada fora dela, por isso o undefined, já a novaVar não se limita a escopos locais.

Const

Em questão de escopo, const funciona da mesma maneira que let, o que a diferencia é que uma vez declarada, ela não pode ser alterada. Por exeplo: O código abaixo retornará um erro

const numero = 13;
numero++;

Como numero foi declarado com a palavra-chave const, seu valor se manterá o mesmo durante todo o código.

Uso

Na questão do uso, o professor havia dito que um código onde as variáveis podem ficar mudando seus valores, acaba se tornando um código um pouco complicado de para fazer a manutenção, e se não estiver enganado ele havia dito que é até uma má prática. É importante criarmos variáveis com valores fixox porque é uma boa prática e também ajuda em futuras manutenções.

Espero ter ajudado! Me corrija se eu errei em algo.