Boa tarde,eu só não entendi até agora para que serve a const e por que ele usa ela ao inves de uma simples variavel(var).
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde,eu só não entendi até agora para que serve a const e por que ele usa ela ao inves de uma simples variavel(var).
Olá, eu vou explicar aqui a diferença entre var,let e const.
A diferença entre var e let é que a segunda quando declara dentro de um escopo, não poderá ser acessada fora dele, enquanto var não.
Ex:
function novaFuncao() {
var novaVar = 0;
let novaLet = 0;
}
console.log(novaVar); // 0
console.log(novaLet); // undefined
No caso acima, novaLet está limatada ao escopo da função, ou escopo local, e não pode ser acessada fora dela, por isso o undefined, já a novaVar não se limita a escopos locais.
Em questão de escopo, const funciona da mesma maneira que let, o que a diferencia é que uma vez declarada, ela não pode ser alterada. Por exeplo:
O código abaixo retornará um erro
const numero = 13;
numero++;
Como numero foi declarado com a palavra-chave const, seu valor se manterá o mesmo durante todo o código.
Na questão do uso, o professor havia dito que um código onde as variáveis podem ficar mudando seus valores, acaba se tornando um código um pouco complicado de para fazer a manutenção, e se não estiver enganado ele havia dito que é até uma má prática. É importante criarmos variáveis com valores fixox porque é uma boa prática e também ajuda em futuras manutenções.
Espero ter ajudado! Me corrija se eu errei em algo.