1
resposta

Para onde vão os dados de Login?

Esse curso está sendo fantástico, muito bom entender como algumas coisas funcionam por de baixo dos panos. Estou com um ponto que me deixou muito curioso. Quando efetuamos o cadastro no AluraBook e informamos nossos dados, onde eles são armazenados? Sei que a resposta simples e curta pra isso seria "no servidor", mas, já que o servidor está rodando localmente, como faço para acessar manualmente todos os cadastros que fiz? está em algum diretório específico? Algum arquivo criptografado?...

1 resposta

Olá Francisco!

Fico feliz em saber que você está gostando do curso e que está aprendendo sobre como as coisas funcionam por baixo dos panos na web. Sua pergunta sobre onde os dados de login são armazenados é muito interessante.

Quando você efetua o cadastro no AluraBook e informa seus dados, essas informações são enviadas para o servidor. No caso do servidor estar rodando localmente, os dados são armazenados em algum banco de dados ou em algum arquivo específico, dependendo da implementação do sistema.

Para acessar manualmente todos os cadastros que você fez, você precisaria saber onde esses dados estão sendo armazenados e ter acesso ao local onde eles estão armazenados. Por exemplo, se os dados estiverem sendo armazenados em um banco de dados, você precisaria ter acesso ao banco de dados e às tabelas onde os dados estão sendo armazenados.

Quanto à criptografia dos dados, é uma prática comum criptografar informações sensíveis, como senhas, antes de armazená-las. Isso é feito para garantir a segurança dos dados em caso de acesso não autorizado. No entanto, a forma como os dados são criptografados e armazenados depende da implementação do sistema.

Em resumo, os dados de login são armazenados no servidor, seja em um banco de dados ou em algum arquivo específico. A forma como esses dados são armazenados e protegidos depende da implementação do sistema.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software