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Para entender quem são os usuários?

Pelo meu ponto de vista levantar os questionamentos para se conhecer um usuário dentro do contexto do UX está diretamente ligada a empatia. Para entender as necessidades do usuário é necessário se atentar a alguns pontos que podem nos auxiliar na produção dos questionários mais adequados para pesquisa:

  1. Ouvir e entender o que a pessoa tem a dizer sem julgamentos sobre o produto ou serviço;
  2. Verbalizar os sentimentos percebidos pelo que o usuário possa estar sentindo em relação a um produto ou serviço;
  3. Investigar as necessidades da pessoa (quais são as suas expectativas);
  4. Ajudar a pessoa a citar uma ação que poderia ajudá-la a se sentir melhor em relação ao produto ou serviço (como podemos melhorar).
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Oi, Fabio, tudo bem?

É isso mesmo, para entender um usuário devemos ter em mente vários tipos de perguntas, como quais são os objetivos e dores, o que essa pessoa escuta, onde esse usuário está, onde essa pessoa estava, quais os medos e problemas dessa pessoa

E para entender mais a fundo, podemos buscar entender questões mais pessoais, como rotina familiar e de trabalho, perguntar sempre os porquês das coisas, quais são seus sentimentos, o que pode ser melhorado no produto e muito mais

Enfim, entender o usuário é um processo de muita pesquisa e estudo sobre a causa de suas dores, além de muita escuta ativa e empatia, mas no final vale a pena encontrar a solução disso tudo