1
resposta

para classificar do maior para o menor top N

Como faço para classificar dados por mês do maior para o menor? Top N....

1 resposta

Oi, Patrícia, tudo bem?

Desculpe pela demora em te responder.

Para trabalhar com classificação de dados com "Top N", podemos utilizar, por exemplo, os recursos do Tableau envolvendo filtros!

Estarei trazendo uma explicação, contudo, é importante enfatizar que isso pode variar de projeto para projeto — por isso, testar e explorar diferentes possibilidades é algo fundamental.

Trarei como exemplo a base de dados Superstore usada no curso. Gostaria de analisar a quantidade de produtos vendida por mês, pegando os 5 meses com as maiores vendas:

  • Inicialmente, coloquei em "Colunas" a variável "Quantidade" (que representa o nosso dado de análise);

  • Nas "Linhas", adicionei dois campos de data: um representando o ano e outro o mês:

    Linhas e colunas de um gráfico do Tableau
  • Feito isso, arrastei o campo "Data da nota fiscal" para a aba de filtros, define que meu filtro iria trabalhar apenas com meses e, na aba chamada "Superior", escolhi quantos meses eu gostaria de visualizar (isso representará o nosso "Top N"):

    Filtro superior no Tableau
  • Chegando quase no fim, organizei meu gráfico de modo que as quantidades mensais ficassem em ordem decrescente, clicando na setinha de ordenação referente aos dados sobre "Quantidade":

    Ordenando valores de um gráfico no Tableau
  • Após deixar o meu gráfico um pouco mais elegante, tornando cada ano de uma cor diferente, cheguei neste resultado:

    Gráfico de barras top 5 meses com maiores quantidades vendidas.

Dessa maneira, cheguei em um gráfico apresentando os top 5 meses com a maior quantidade de produtos vendidos.

Patrícia, espero que esta explicação te ajude! Contudo, vale ressaltar que como é um assunto externo ao curso e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto, outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema!

Caso queira saber um pouco mais sobre esse assunto, deixo alguns materiais complementares que mostram outras diferentes maneiras de trabalhar com "Top N":

Patrícia, este último artigo está em inglês, caso não tenha familiaridade com o idioma, você pode clicar com o botão direito do mouse na página e escolher a opção de traduzir para o português.

Um forte abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software