Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Papel PO - Duração da Sprint

Achei que ficou bem confuso.Na aula, foi posto que o PO ajuda a definir a duração da Sprint (https://cursos.alura.com.br/course/scrum-parte-3/task/22360), havendo até mesmo questionamento no fórum (https://cursos.alura.com.br/forum/topico-responsabilidades-dos-papeis-no-time-scrum-92991 ). E a própria pergunta coloca como sendo a resposta correta que NÃO é responsabilidade do PO. Alguém ajuda a esclarecer?

1 resposta
solução!

Eduardo, tudo bom?

No Scrum Guide não é definido quem faz essa metrificação do timebox da Sprint. Assim, fica que a responsabilidade dessa definição é do Scrum Team. O PO tem a visão do Roamap do projeto e é o representante do cliente na equipe. Dessa forma ele traz para dentro da equipe a visão de negócio e pode opiniar, como os demais, levando em contra os requisitos de negócio. Mas realmente não é uma responsabilidade dele fazer essa definição.

Uma forma, talvez a melhor, de fazer a definição do timebox é levar em conta o Roadmap do projeto. Projetos longos e complexos talvez seja mais valoroso uma Sprint maior. Projetos mais curtos tendem a aceitar melhor Sprints menores.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software