Não ficou claro pra mim o papel do Scrum Master. Entendi que ele é um facilitador das práticas Scrum. Mas, dentro do modelo Agile o Scrum Master ficou descrito pra mim como um "marcador de reunião"... É isso ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não ficou claro pra mim o papel do Scrum Master. Entendi que ele é um facilitador das práticas Scrum. Mas, dentro do modelo Agile o Scrum Master ficou descrito pra mim como um "marcador de reunião"... É isso ?
Dentro do curso: Organizando equipes ágeis, passo 3 da formação Business Agility ONE, pude perceber que o Scrum Master aplicará o funcionamento SCRUM, ajudando as pessoas a entenderam as práticas e os fundamentos teóricos. Ele cuidará da eficácia do Scrum Team, isto é, por eficácia, fazer a coisa certa, permitindo que os participantes da equipe possam gerar melhoras nas práticas dentro do framework. É notório que tem a caracteristica de facilitadores, entretanto, o Scrum Master brindará melhoras nas capacidades de autogerenciamento e funcionalidades cruzadas entre os componentes do time, removendo impedimentos ao progresso e garantindo a produtividade dentro do Timebox.
Você poderá encontrar mais informações no vídeo sobre Scrum Master do curso de Organização de equipes ágeis e também no arquivo do Scrum Guide, na íntegra, disponível gratuitamente na internet. Eu achei um em PT-BR neste link.
Espero ter ajudado! Um abraço e bons estudos!