1
resposta

Papel do Scrum Master

Não ficou claro pra mim o papel do Scrum Master. Entendi que ele é um facilitador das práticas Scrum. Mas, dentro do modelo Agile o Scrum Master ficou descrito pra mim como um "marcador de reunião"... É isso ?

1 resposta

Dentro do curso: Organizando equipes ágeis, passo 3 da formação Business Agility ONE, pude perceber que o Scrum Master aplicará o funcionamento SCRUM, ajudando as pessoas a entenderam as práticas e os fundamentos teóricos. Ele cuidará da eficácia do Scrum Team, isto é, por eficácia, fazer a coisa certa, permitindo que os participantes da equipe possam gerar melhoras nas práticas dentro do framework. É notório que tem a caracteristica de facilitadores, entretanto, o Scrum Master brindará melhoras nas capacidades de autogerenciamento e funcionalidades cruzadas entre os componentes do time, removendo impedimentos ao progresso e garantindo a produtividade dentro do Timebox.

Você poderá encontrar mais informações no vídeo sobre Scrum Master do curso de Organização de equipes ágeis e também no arquivo do Scrum Guide, na íntegra, disponível gratuitamente na internet. Eu achei um em PT-BR neste link.

Espero ter ajudado! Um abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software