É possível ser um P.O. de diversas equipes de desenvolvimentos, ou isso traria um acúmulo de responsabilidade no P.O.?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
É possível ser um P.O. de diversas equipes de desenvolvimentos, ou isso traria um acúmulo de responsabilidade no P.O.?
Samuel, tudo bom? Um PO, assim como uma equipe Scrum, deveria estar focada em um projeto. Mas sabemos que isso não acontece por conta de custos e tudo mais. Assim, no máximo, ele deveria estar em 2 ou 3 projetos. Mais do que isso ele passa a negligenciar suas atividades. Se você já tem um PO com mais de 2 projetos é hora de pensar em escalar o time, nesse caso o papel do PO, entre os projetos da empresa. Tem alguns métodos para isso, SaFe, Nexus, LeSS, etc.
Apesar de tratar do PO os demais papéis devem seguir a mesma orientação. Colocar com Scrum master (SM) em mais de um projeto, ou colocar uma mesma pessoa dentro dos papéis de PO e SM levam o processo ágil a ficar prejudicado, não trazer o valor esperado e desgastar a equipe.