Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Papéis na prática

Oi, pessoal

Uma dúvida sobre os papéis na prática.

Quem geralmente é o scrum master? Um desenvolvedor do time? Outra função? O scrum master fica sempre 100% do tempo alocado junto com o time?

É possível trabalharmos com scrum master "compartilhado"? Ter uma mesma pessoa atuando em mais de um time? Ou isso poderia comprometer os trabalhos?

E há algum impedimento de o PO ser um scrum master também? Ou não é uma boa prática?

Obrigada,

2 respostas
solução!

Oi Cassia tudo bem?

O Scrum Master não pode ser um desenvolvedor do time, ele tem que apenas lidar com os impedimentos do time (tipo precisa de um servidor, precisa de um software, precisa de tal coisa). Ele também não pode ser o supervisor do time (esse é o líder do dev team). Na prática o Scrum Master é alguém do escritório de projetos/produto/vendas/rh/outros mas não pode ser da equipe do dev team nem chefe deles ou chefe do chefe deles, nem chefe do PO ou subordinado do PO (pode ter o mesmo chefe que o PO ou o mesmo chefe que o líder do dev team).

É recomendável que o Scrum master tenha no máximo 2 times. Mas isso ele sendo um Scrum master experiente e ainda assim vai ser desafiante para ele. Se ele fica 100% fazendo Scrum? Dificilmente, mas o correto seria.

O PO não pode ser o Scrum Master. Cada membro do Scrum só pode assumir um papel.

O PO geralmente é do escritório de produto/vendas/marketing.

Existem algumas empresas como o Spotify onde não tem hierarquia tradicional e todo mundo trabalha com squads. Então na carteira vai ter um cargo de Analista mas na prática vai ser reconhecido como um dos papéis do Scrum.

Espero ter ajudado!!!

Oi, André

Ajudou sim! =)

Obrigada pelos comentários.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software