2
respostas

Papéis do Scrum Master

Em empresas pequenas, com pouca estrutura e poucos profissionais, a pessoa que assumiu o papel de Scrum Master pode, também, ser um desenvolvedor?

2 respostas

Oi Mario,

Ele pode sim, mas em teoria não é o foco dele.

Não há necessidade dele dominar o conteúdo técnico como o time de desenvolvimento, mas ter um mínimo de conhecimento é primordial para ajudar o time a resolver impedimentos.

Espero ter ajudado,

Abcs!

Olá Mario,

sim, o Scrum Master pode ser um desenvolvedor na sua equipe. A ideia é que a pessoa desempenhe as tarefas do Scrum Master que foram mostradas no curso, como reduzir os impedimentos do time, assegurar que as reuniões estão ocorrendo nos horários planejados, educar o time e clientes sobre agilidade, entre outras tarefas. Como essas tarefas dificilmente ocupam todo o dia de trabalho da pessoa, então depois de cumprir seus deveres como Scrum Master ela pode trabalhar com a parte de desenvolvimento.

Esta é uma prática relativamente comum entre os times que adotam o Scrum. Inclusive, alguns times rotacionam o papel do Scrum Master entre seus integrantes de tempos em tempos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software