Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Pandas I/O: trabalhando com diferentes tipos de arquivos.

Boa tarde, estou com um problema no ultimo módulo desse curso, na aula de atualização de banco de dados esta me ocorrendo um problema, coloco o código certo, igual ao da professora, mas da um erro numa parte do código. Esse é o código anterior:

query = 'DELETE FROM clientes WHERE ID_Cliente=5008804'
with engine.connect() as conn:
    conn.execute(query)

Esse é o código: pd.read_sql_table('clientes', engine)

E essa é o erro que esta dando: Could not reflect: requested table(s) not available in Engine(sqlite:///:memory:): (clientes)

Eu já usei esse pd.read_sql_table para selecionar só clientes empregados e funcionou perfeitamente. Desde já gradeço a ajuda.

9 respostas

Oi, Mateus! Tudo certinho?

O erro está dizendo que a tabela não está presente no seu banco de dados. O que suspeito é que o ambiente de execução do Google tenha tido alguma instabilidade ou deixado de responder após algum tempo de espera. É comum que isso aconteça. Nesses casos, quando encontrar um erro misterioso, é sempre interessante reiniciar o ambiente de execução e executar os códigos novamente:

1. No menu de ferramentas do Google Colaboratory, clicar em "Ambientes de execução";

2. Selecionar a opção "Reiniciar sessão e executar tudo".

Para realizar essas etapas, você pode acompanhar a imagem abaixo:

Reiniciar sessão e executar tudo, no Google Colaboratory

Caso seu erro persista mesmo assim, me mande seu notebook, por favor. Assim posso investigar com mais cuidado!

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá Larissa! Então o problema persistiu, no meu caso eu estou usando o Jupyter Notebook, vi que nele também tem essa opção, fiz o reinicio da sessão e executei todas as células, mas continua dando o mesmo erro.

Estranho, Matheus. Seu código está certinho.

Antes de qualquer coisa, verifique se você está com uma versão do sqlalchemy abaixo da 2.0.

sqlalchemy.__version__

E revise também se você não deletou toda a tabela clientes, por acaso.

Você poderia compartilhar comigo seu notebook, por favor? Se você puder subir o arquivo .ipynb no Drive, DropBox ou algum outro sistema de nuvem que você se sinta confortável, e compartilhar o acesso, posso te ajudar melhor a entender o que está acontecendo.

Aguardo seu retorno.

Boa tarde, tudo bem? Atualizei a versão conforme indicado, só que agora esta dando outro erro. Esse é o código: query = 'DELETE FROM clientes WHERE ID_Cliente=5008804' with engine.connect() as conn: conn.execute(query) E esse é o erro: ObjectNotExecutableError: Not an executable object: 'DELETE FROM clientes WHERE ID_Cliente=5008804' Objeto não executável, mas antes ele executava, agora após a atualização ele não esta rodando, talvez nessa nova versão exista um outro comando. Desde já agradeço a ajuda.

Eita, Mateus. Vamos resolver esse mistério!

O link está com acesso restrito. Para que eu possa ver, é necessário mudar para Qualquer pessoa com o link. Faça isso clicando no botão Compartilhar que fica no canto superior direito da tela, próximo à sua foto. Então, em Acesso geral, clique na setinha para mudar a permissão. Assim que clicar em Concluído o link já será público.

Me avise quando fizer por favor, e desculpe não ter explicado antes! 🫣

Aguardo seu retorno.

Boa tarde! Já alterei, agora esta acessível.

solução!

Mateus, descobri!

O problema está realmente na versão do sqlalchemy.

No curso, estamos utilizando uma versão mais antiga. Isso é comum na tecnologia. Nem sempre as versões mais fresquinhas são melhores para os objetivos que temos em algum projeto.

Por isso, é necessário fazer o downgrade da biblioteca e obter uma versão anterior à 2. Rode a célula abaixo:

!pip install --upgrade 'sqlalchemy<2.0'

E, então, reinicie o ambiente e siga com o projeto. Você estará com a versão 1.4.52.

Qualquer coisa, só avisar! Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

OI Larissa, fiz o passo a passo e consegui alterar através do google colab, já pelo jupyter Notebook da um erro que diz que o sistema não pode encontrar o arquivo especificado. Mas pelo colab eu consegui. Muito obrigado pela ajuda e disponibilidade. Eu realmente escolhi a melhor escola do ramo de programação! Abraços.