<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var corQ;
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, corQ) {
pincel.fillStyle = corQ;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor1;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
desenhaQuadrado(xLaranja, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'orange');
desenhaQuadrado(xPreto, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'black');
desenhaQuadrado(xAmarelo, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'Yellow');
}
var x;var y;
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(desenha) {
desenhaCirculo(x, y, 5, cor1);
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'darkblue';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var corAtual = 'blue';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var xLaranja = 150;
var xPreto = 200;
var xAmarelo = 250;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
//====================================
var cor1;
function comparaQuadradoComMouse() {
desenhaPaletaDeCores();
if((x>=0)&&(x<50)&&(y>0)&&(y<50)){(cor1="red");}
if((x>=50)&&(x<100)&&(y>0)&&(y<50)){cor1="green";}
if((x>=100)&&(x<150)&&(y>0)&&(y<50)){cor1="blue";}
if((x>=150)&&(x<200)&&(y>0)&&(y<50)){cor1="orange";}
if((x>=200)&&(x<250)&&(y>0)&&(y<50)){cor1="black";}
if((x>=250)&&(x<300)&&(y>0)&&(y<50)){cor1="yellow";}
}
//====================================
desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
tela.onclick = dispara;
tela.onclick = comparaQuadradoComMouse;
function dispara(evento) {
console.log(evento);
}
</script>