quando a gente faz um rodapé de paginação a gente não deve ativar o split document? (minuto 5:26)
quando a gente faz um rodapé de paginação a gente não deve ativar o split document? (minuto 5:26)
Ótima pergunta, esse é um detalhe fundamental que confunde muita gente ao sair do mundo impresso para o digital.
Sua observação está correta. Geralmente, para um eBook refluível (reflowable EPUB), nós não usamos o recurso de rodapé com número de página automático do InDesign.
O motivo é simples:
Pense em um eBook refluível como um site, e não como um PDF. O texto "flui" para se adaptar ao tamanho da tela, à orientação do aparelho (vertical/horizontal) e, principalmente, ao tamanho da fonte que o próprio leitor escolhe.
Por causa disso, não existe um número de página fixo. A "página 5" no seu celular pode ser a "página 8" em um tablet ou a "página 3" se você aumentar muito a fonte.
O número de página que o InDesign colocaria no rodapé ficaria incorreto ou seria simplesmente ignorado pelos leitores de eBook (Kindle, Kobo, etc.), que geram sua própria contagem de páginas ou percentual de leitura.
A opção 'Split Document' (Dividir Documento) que você mencionou é justamente uma das configurações da exportação para este formato refluível. A decisão de não usar o rodapé de paginação é uma consequência direta de se estar criando um arquivo para esse formato dinâmico.
Resumindo: Rodapé com número de página é para mídias de layout fixo (livros impressos, PDFs). Para eBooks refluíveis, o próprio dispositivo leitor cuida disso.