Não entendi como foi feita a paginação com a api de exemplo (photos). A api que recebe a pagina e devolve os dados paginados ou foi resolvido no aplicação o array recebido. Nisso fiquei em dúvida.
Obrigado.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não entendi como foi feita a paginação com a api de exemplo (photos). A api que recebe a pagina e devolve os dados paginados ou foi resolvido no aplicação o array recebido. Nisso fiquei em dúvida.
Obrigado.
Olá Claudio, tudo bem com você?
Peço desculpas pela demora em obter um retorno.
No projeto Alura Pic, a paginação é implementada tanto no front-end quanto no back-end. A API não lida diretamente com a paginação, mas recebe um parâmetro de página da aplicação no front-end em angular.
No front-end, o serviço PhotoService possui o método listFromUserPaginated(userName: string, page: number) que envia uma requisição GET para a API com o parâmetro de página. Nisto, a API fornecida no curso, possui uma lógica que interpreta o parâmetro de página recebido e retorna as imagens corretas com base nesse parâmetro. Na aula Paginação de dados o instrutor simula a partir do minuto 02:02 à 03:13, como o backend da API lida com a requisição de limitação de páginas.
Mas, de forma resumida, podemos entender que a paginação é resolvida tanto no front-end (angular) quanto no back-end (api). O front-end envia o parâmetro de página para a API e o back-end retorna as imagens correspondentes à página solicitada. Vale ressaltar que a implementação da paginação permite que a aplicação lide com uma quantidade menor de dados por vez, melhorando a performance e evitando sobrecarga tanto no back-end quanto no front-end.
Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.
Em caso de dúvidas estou à disposição.
Abraços e bons estudos!