1
resposta

Paginação com api photos

Não entendi como foi feita a paginação com a api de exemplo (photos). A api que recebe a pagina e devolve os dados paginados ou foi resolvido no aplicação o array recebido. Nisso fiquei em dúvida.

Obrigado.

1 resposta

Olá Claudio, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

No projeto Alura Pic, a paginação é implementada tanto no front-end quanto no back-end. A API não lida diretamente com a paginação, mas recebe um parâmetro de página da aplicação no front-end em angular.

No front-end, o serviço PhotoService possui o método listFromUserPaginated(userName: string, page: number) que envia uma requisição GET para a API com o parâmetro de página. Nisto, a API fornecida no curso, possui uma lógica que interpreta o parâmetro de página recebido e retorna as imagens corretas com base nesse parâmetro. Na aula Paginação de dados o instrutor simula a partir do minuto 02:02 à 03:13, como o backend da API lida com a requisição de limitação de páginas.

Mas, de forma resumida, podemos entender que a paginação é resolvida tanto no front-end (angular) quanto no back-end (api). O front-end envia o parâmetro de página para a API e o back-end retorna as imagens correspondentes à página solicitada. Vale ressaltar que a implementação da paginação permite que a aplicação lide com uma quantidade menor de dados por vez, melhorando a performance e evitando sobrecarga tanto no back-end quanto no front-end.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software