Olá,
fiquei em dúvida sobre como fazer paginação das querys que devolvem muitos dados, qual seria a melhor estratégia?
Muitos tutoriais falam para utilizar o comando SQL_CALC_FOUND_ROWS no select, mas não entendi muito bem como utilizá-lo...
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá,
fiquei em dúvida sobre como fazer paginação das querys que devolvem muitos dados, qual seria a melhor estratégia?
Muitos tutoriais falam para utilizar o comando SQL_CALC_FOUND_ROWS no select, mas não entendi muito bem como utilizá-lo...
Boa noite, Debora! Como vai?
Independente da quantidade de dados, vc pode fazer uma paginação selecionando tantos dados quantos forem necessários e devolvendo eles como resposta do endpoint.
Por exemplo prático
Suponha que a paginação de usuários seja feita de 100 em 100 dados. Então uma foram de fazer isso é criar o endpoint para o path /usuarios?pagina=1. Nesse caso, sua API deverá retornar os 100 primeiros usuários da paginação. Já para a requisição /usuarios?pagina=2 sua API terá qeu retornar os 100 dados seguintes. E assim por diante.
Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!
Grande abraço e bons estudos, minha aluna!