Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

page.php sobrepondo index.php

Bom dia,

quando crio meu page.php e tento ir para a página principal, a minha page.php toma lugar do meu index.php que é minha página principal.

Outra dúvida é, tenho varias outras paginas para criar, 4 para ser exato, não posso criar todas como page.php como faço para linkar minhas paginas com o menu do painel de criação de página do WordPress?

No Curso é criado uma pagina no menu do WordPress: Painel>Páginas>Adicionar Nova, quando é criada e tentamos acessar vai direto para o ìndex.php`, mas logo em seguida é criado o page.php e agora sim e mostrado a página correta, como o WordPress sabe que o page.php se refere aquele link?

obrigado.

5 respostas

Oi Gabriel, tudo bem? Bom, o WordPress sabe por meio do link que ali é uma página ou um post e por isso olha se seu tema tem um single.php ou page.php para esses exemplos que eu disse.

Se você não tem esses arquivos, ele usa o index.php que é um fallback padrão para todos os templates que ele não encontra. (estou simplificando bastante aqui).

Você tem 4 páginas e precisa que todas elas sejam diferentes? Temos algumas formas de fazer isso, a primeira delas é criar o arquivo como page-ID onde o id é o id da página criada. Então teremos: page-20 para a página com id 20.

Os ids são mais confiáveis por que não mudam conforme você altere características da página como o título ou URL.

Outra forma? Usar os custom page templates. Link para ler mais: https://developer.wordpress.org/themes/template-files-section/page-template-files/#creating-custom-page-templates-for-global-use

Consiste em criar modelos de página para suas páginas e no painel escolher qual modelo deverá ser usado pela página.

Como recomendação básica, eu deixaria um template padrão page.php antes de criar as customizações, isso evita que novas páginas criadas não sejam exibidas corretamente por causa das personalizações do index.php

oi Wanderson tudo bem ?

Como eu poderia criar esse page-id? eu coloco dentro do meu código HTML

E onde eu linkaria esse page-id ao meu link?

As 4 páginas são diferentes sim.

obrigado pela atenção.

solução!

Oi Gabiel, não, o page-id é um arquivo separado pra página que você quer personalizar.

Você criou um page.php, certo? esse page-id, vai ser um outro php específico pra página que você quer que seja diferente, o id você vai substituir pelo id da página criada (o id fica disponível na url do admin, ex: seusite.com/wp-admin/?page=1234" oi coisa assim)

Então o arquivo novo será (considerando o exemplo acima) page-1234.php

E nesse arquivo você coloca o código como a página deve ser exibida.

Bom dia Wanderson,

Cara muito obrigado deu certo, me poupou muito trabalho de pesquisa.

abraços.

Que bom Gabriel, abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software