Dando sequência ao exercício proposto para APP de Leitura, a pesquisa foi realizada com 8 pessoas. Foram 7 respostas no Google Forms + 1 entrevista. No geral, pode-se perceber que a maioria do público:
- Está na faixa etária de 25 a 35 anos;
- Pertence ao sexo feminino;
- Possui nível superior completo;
- Tenta manter uma leitura diária ou ao menos dedicar um tempo semanal;
- Não possui preferência de horário para ler;
- Procura sempre que possível adquirir novos livros;
O que estimula a ler: É o prazer pela leitura, de descobrir novos mundos e a sensação de escape / saúde mental.
E o que desestimula: É a falta de tempo livre (rotinas puxadas) e lugares com interrupções ou não propícios.
Acreditam que: A gestão ou a qualidade do tempo seria um fator que estimularia a ler mais, aliado à espaços silenciosos e bem iluminados.
Não sei se é o proposta da atividade ou se isso viria mais pra frente. Mas, eu identifiquei pelas respostas que além dos recursos e funcionalidades pensados antes, seria necessário também uma funcionalidade de gestão do tempo. Inclusive, era uma das minhas 5 opções de App. Além disso, surgiram alguns questionamentos e, talvez, uma possível estratégia, até mesmo de promoção:
Quais seriam os lugares ideais que estimulariam a ler? Seriam as bibliotecas? Se não, por quê não são? Talvez shoppings, por atrair diversos públicos e serem de fácil acesso, poderiam ter lugares, criados através de parcerias, dedicados para leitura e a troca de experiências?