Na versão desktop da interface do Pinterest, é possível identificar diversos padrões de UX.
Na barra superior, temos um campo de texto com um ícone de lupa. Portanto, sabemos instintivamente que se trata de um campo de busca. Além disso, no final do campo há um ícone de câmera, logo, assumo que também posso realizar uma pesquisa utilizando uma foto. Da mesma forma, temos o avatar do usuário ao lado direito do campo de busca e, mesmo antes de clicar nele, sei que consigo acessar meu perfil e minhas configurações de conta por meio dele.
Passando para o menu lateral, ele contém uma série de ícones, com a logo do Pinterest acima de todos. À primeira vista, sei que, ao clicar na logo, serei direcionada à página principal do site, mas sei também que posso utilizar o botão com o símbolo de uma casa para atingir o mesmo objetivo. Para verificar minhas notificações, sei que o local ideal estará simbolizado pelo ícone do sino. O símbolo de mais indica a criação de um novo post, enquanto o balão de mensagem leva à página de chats. A engrenagem, localizada no final do menu lateral, também é um símbolo característico que indica a tela de configurações.
Já no centro do site, temos diversos retângulos de diferentes tamanhos e larguras que contêm imagens. Como alguns retângulos na parte inferior da tela aparecem apenas pela metade ou estão pouco visíveis, isso indica que posso rolar a tela para visualizar melhor as postagens. Também sei que, ao clicar em uma das imagens, conseguirei visualizar mais informações sobre ela, assim como outras imagens relacionadas.