1
resposta

Padrao State

Ola, boa tarde! Gostaria de tirar duvida em relação ao padrao State. No exemplo apresentado, a cada novo estado eu mexeria na interface colocando o método para o novo estado e seria obrigado a mexer em todas as classes. Se eu tivesse 30 estados e fosse criar o 31, teria que mexer nas 30 classes referentes aos outros 30 estados. Seria isso mesmo? Essa seria a melhor prática?

1 resposta

Oi Lucas, tudo bem? A questão não é a adição do novo estado e a transição de um estado para o outro, veja que o estado aprovado ou reprovado, a adição de novos estados só te força a implementar a interface EstadoDeUmOrcamento, que se não tiver uma regra associada, pode ser até mesmo um Enum, o que faria você não precisar da interface diretamente.

A questão que fica é como transitar de um estado para o outro considerando o comportamento/ação que o objeto pode ter. O orçamento neste caso pode ser aprovado, reprovado ou estar em aprovação. O comportamento da troca de estado está na interface. Se a adição do novo estado, requer que você reveja todo o fluxo de troca de estados, então o uso da interface é a melhor alternativa, por que de fato ela vai quebrar em todos os pontos que você precisa lembrar de mudar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software