Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Pacote de trabalho vs release vs sprint

Colegas,

Analisando o conteúdo desta aula, me pergunto se o Pacote de Trabalho, termo utilizado no PMBOK, poderia ser considerado sinônimo de release ou de sprint? Se estou entendendo bem, a sprint é um esforço conjunto, com prazo determinado, para realizar um conjunto de tarefas. Uma sprint não necessariamente vai gerar algo funcional. Por outro lado, a release sim, vai entregar parte do software em produção, algo funcional. Se for assim, então a release e o pacote de trabalho poderiam ser considerados sinônimos?

5 respostas
solução!

Oi Hugo tudo bem?

Não são sinônimos, o Pacote de Trabalho tem coisas que o Sprint não tem como Atividades dos recursos por habilidade, Riscos das atividades e Orçamentação das atividades.

Além da Sprint ter um tempo fixo constantemente de no máximo 1 mês.

Para saber mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pacote_de_trabalho e https://en.wikipedia.org/wiki/Scrum_Sprint

Espero ter ajudado!!

OI André, obrigado pela dica. E quanto à release? Você entende que pacote de trabalho e release são parecidos? Deixa eu explicar melhor. Estamos tentando simplificar nossa metodologia de gerenciamento de projetos. Na metodologia atual todos os projetos possuem uma EAP cujo primeiro nível são os pacotes de trabalho. Estamos pensando em definir que um pacote de trabalho, em geral, vai ter uma release ou um entregável, ou seja, ou o projeto entrega uma parte da tecnologia em produção (release) ou entrega algum outro artefato (documentação, treinamento, etc). Ou seja, nessa metodologia toda release é um pacote de trabalho, mas nem todo pacote de trabalho é uma release. Estou entendendo assim porque a release, como o pacote de trabalho, são definidos como um conjunto de atividades para construir um entregável, não é assim?

São conceitos que podem ser parecidos dependendo do âmbito.

No âmbito empresarial são parecidos em alguns aspectos e você pode misturar conceitos tranquilamente porque seus gestores/clientes querem ver é resultado. Eu uso Scrum misturado com Design Thinkng , e um pouco de Lean também. E to tentando utilizar 10 Técnicas de Inovação.

Agora para provas e certificações os conceitos são bem rígidos e dizer que um é parecido com outro é levar um errado na questão.

Bem colocado, André. Obrigado.

Disponha e bons estudos!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software