Boa tarde Neilton
Obrigado pelo retorno,
Acredito que seja devido ao meu projeto consumidor do Design System, utilizar Typescript, pois mesmo declarando o um "module" para definir um tipo (janela do lado direito na imagem abaixo - adicionei a declaração dentro do próprio arquivo de tipos do next apenas para testes e por já ser definido no tsconfig), no VS Code não é apresentado o erro, mas na hora de efetuar o build é gerada a mensagem.
O design system que fiz durante as aulas optei por fazer em typescript, e para testar o consumo do projeto demo, utilizei o DS disponibilizado no npm em aula, ou seja, o que está em JS.
Alterei a versão do Next para a mesma do DS disponibilizado no npm
Acredito que se eu criar um novo em JS igual ao do curso irá funcionar perfeitamente.
Fiquei curioso no seguinte ponto:
Sei que um projeto feito em Typescript pode consumir e utilizar bibliotecas externas construídas em JS normalmente, e como tais bibliotecas não teriam a instalação em nível de devDepencies que geralmente é separada e indicada para instalar como "npm install -D @types/NOME_DA_BIBLIOTECA"
Logo na aplicação consumidora teria que ter a definição de tipos do module, conforme na imagem abaixo na segunda aba, porém definindo cada item e componente interno da biblioteca, (um exemplo de definições internas https://github.com/DefinitelyTyped/DefinitelyTyped/blob/master/types/react/v17/index.d.ts)
Faz sentido esse pensamento?
Obrigado
Felipe D. R