2
respostas

packet_write_wait: Connection to 3.141.13.108 port 22: Broken pipe

Olá,

Estou usando o EC2 AWS e vez ou outra a conexão SSH cai e aparece essa mensagem.

Podem ajudar a entender o que acontece e dizer o que fazer para evitar isso?

Valeu.

2 respostas

Olá, Leandro. Tudo bem?

Isso geralmente acontece quando uma sessão SSH fica inativa por algum tempo. O servidor possui configurações que permitem controlar por quanto tempo um cliente pode ficar conectado "sem fazer nada".

Você pode configurar o servidor (a máquina que está permitindo a conexão, no caso a máquina da AWS) para alterar o tempo máximo de inatividade, adicionando/modificando os campos abaixo no arquivo etc/ssh/sshd_config:

ClientAliveInterval 300
ClientAliveCountMax 2

O valor é você que define com base na sua necessidade.

Na máquina cliente você pode adicionar/modificar os campos abaixo no arquivo ~/.ssh/config

Host *
    ServerAliveInterval 300
    ServerAliveCountMax 2

Espero ter ajudado.

Olá, Vitor.

Obrigado por responder.

Eu fiz essa configuração no servidor e também no cliente, no arquivo /etc/ssh/ssh_config com os valores sugeridos (no Mac OS, em ~/.ssh só há o arquivo known_hosts).

Mesmo estando configurados os arquivos tanto no servidor quanto no cliente, a conexão ainda cai relativamente rápido.

Pesquisei um pouco e vi que o primeiro tempo é tempo que o servidor espera para mandar um "ping" no cliente e, se não me engano, o segundo é a quantidade de vezes que é feito esse ping.

É isso mesmo?

Pelo que percebi, configurado desse jeito, a conexão cai depois de cinco minutos.

Então quer dizer que a quantidade de vezes 2 não é após 300 segundos cada? Ou seja, espera 300, envia o ping e espera outros 300 e envia o ping novamente?

Dá entender que espera 300 e envia o ping 2 vezes seguidas...

Desculpe estar insistindo nessa questão. É que enquanto estou vendo a aula, a conexão cai e quando volto pra treinar, tenho que conectar de novo e isso é irritante hehe.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software