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p5 Não Carrega Com a Função "preload"

Por algum motivo, quando eu coloco a função preload(){}; no código, a execução do p5 não sai da tela de loading.

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 13;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

// trilha sonora
var tema;
var raquetada;
var ponto;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  tema.loop;
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio> width ||
     xBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio> height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect(x, y, raqueteComprimento, 
      raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && 
      yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && 
      yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(x, y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y,raqueteComprimento,raqueteAltura,
                              xBolinha,yBolinha,raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

function incluiPlacar(){
  textAlign(CENTER);
  textSize(16);
  stroke(255);
  fill (color(75,0,130))
  rect(150,10,40,20);
  rect(450,10,40,20);
  fill(255)
  text(meusPontos, 170, 26);
  text(pontosDoOponente, 470, 26)
}

function marcaPonto() {
  if (xBolinha > 590) {
    meusPontos += 1;
  }
  if (xBolinha < 10) {
    pontosDoOponente += 1;
  }
}

function preload() {
  tema = loadSound("._ponto.mp3");
  raquetada = loadSound("._raquetada.mp3");
  ponto = loadSound("._trilha.mp3");
}


1 resposta

Olá, Kellyson! Espero que esteja tudo bem com você ! :)

Verifiquei seu código e o jogo não carrega totalmente porque você esqueceu apenas dos parênteses na hora de chamar o tema na função setup()

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  tema.loop(); //apenas esse parênteses
}

Outra coisa que ajustei foi na própria função preload() . Substitui o som de "ponto" pelo da "trilha" (ou então o p5 fica rodando eternamente o som de pontuação). No meu p5 as configurações das pastas estavam sem o "._ " ("._ ponto.mp3"), eu mantive ("ponto.mp3") e funcionou normalmente. Então você poderia testar no seu P5 para ver se funciona também :)

Vou deixar a função preload() aqui embaixo para você testar:

function preload() {
  tema = loadSound("trilha.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
}

Espero ter ajudado, qualquer dúvida você pode perguntar novamente.

Um abraço!