Salve, comunidade Alura!!
Galera, faço parte da formação de iniciantes em programação.
Novamente, agradeço ao instrutor Guilherme Lima pela sua forma didática de ensinar.
Criei o jogo de Ping Pong no p5.js – linguagem de programação nativa do Javascript criada por Lauren McCarthy em 2013 com suporte da Processing Foundation e NYU ITP, sendo atualmente mantida pela comunidade de colaboradores.
Seguindo as instruções, construímos o modelo de jogo, com aplicação de códigos e refatoração para aperfeiçoamento da estrutura.
Também inseri códigos adicionais para exercitar o raciocínio lógico e resolver o problema de marcação de pontos no oponente, senão vejamos:
Raquete do Oponente: Ao invés de criar a function calculadoraChanceDeErrar, fiz uma refatoração na equação para ter possibilidade de marcação de pontos no oponente.
function movimentoRaqueteOponente() {
velYRaqueteOponente = (yBola - yRaqueteOponente - wRaquete / 2) * 0.2;
yRaqueteOponente += velYRaqueteOponente;
}
Além disso, criei um momento no jogo, quando se marca 5 pontos, que acelera a movimentação da bola e, consequentemente, da raquete do oponente. Assim, concede certa dificuldade ao player e entretenimento.
function ultimate() {
if (meusPontos == 5) {
(xBola += velXBola) * 2;
(yBola += velYBola) * 2;
}
}
Confira os códigos utilizados no link: Pong Ultimate Game