Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Overflow

Bom dia!

Gostaria de saber se é possível deixar pré-definido a posição de um scroll. Por exemplo, quando a página carregar, deixar o scroll já na metade.

https://codepen.io/abisewski/project/editor/AbVnmY/#0

5 respostas

Oi André, tudo bem? Você diz: ao carregar a página, o navegador role a página diretamente para uma parte específica da página, é isso? Se for, você consegue fazer isso com JavaScript sim, facilmente.

Não exatamente isso. Conforme o codepen que linkei no post, existem varias divs, e o pai dela com "overflow-x: scroll". Sendo assim, apenas aquela sessão do site teria scroll (funcionando bem parecido com um slider). Então eu gostaria que esse scroll iniciasse em 50%.

Tentei fazer isso com "transform: translatex(-800px)", porém o scroll não pega o que ficou negativo...

solução!

Oi André, o translateX move o elemento e aparentemente ignora completamente a questão do overflow. Você pode usar outras técnicas para isso. Talvez usar margem negativa funcione... Já testou?

Por curiosidade pesquisei e parece que há um modulo css em rascunho que permite dar coordenadas para pontos de scroll. Não sei se permitiria fazer isso que você deseja.

https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/CSS/CSS_Scroll_Snap_Points

Margem negativa fica com o mesmo comportamento do translateX nesse caso.

Aparentemente seria isso mesmo. Problema que como falou, esta em rascunho. Hahaha. Mas agradeço de qualquer forma!

André, é isso mesmo, com css acho que ainda não é possível. Isso meio que foge da questão de estilização e parte mais para um comportamento, por isso seria mais tranquilo com JS eu acho. Não cheguei a explorar isso bem.

Só um pedido, lembra sempre de marcar o tópico como resolvido se algo respondeu ou deixou claro a questão relacionada a sua dúvida tá bem? Assim outros alunos evitam de tentar responder novamente sua dúvida e já sabem de cara qual foi a solução do seu problema...

Abraço! Bons estudos! O que pode acabar ajudando eles também.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software