Bom dia!
Gostaria de saber se é possível deixar pré-definido a posição de um scroll. Por exemplo, quando a página carregar, deixar o scroll já na metade.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia!
Gostaria de saber se é possível deixar pré-definido a posição de um scroll. Por exemplo, quando a página carregar, deixar o scroll já na metade.
Oi André, tudo bem? Você diz: ao carregar a página, o navegador role a página diretamente para uma parte específica da página, é isso? Se for, você consegue fazer isso com JavaScript sim, facilmente.
Não exatamente isso. Conforme o codepen que linkei no post, existem varias divs, e o pai dela com "overflow-x: scroll". Sendo assim, apenas aquela sessão do site teria scroll (funcionando bem parecido com um slider). Então eu gostaria que esse scroll iniciasse em 50%.
Tentei fazer isso com "transform: translatex(-800px)", porém o scroll não pega o que ficou negativo...
Oi André, o translateX move o elemento e aparentemente ignora completamente a questão do overflow. Você pode usar outras técnicas para isso. Talvez usar margem negativa funcione... Já testou?
Por curiosidade pesquisei e parece que há um modulo css em rascunho que permite dar coordenadas para pontos de scroll. Não sei se permitiria fazer isso que você deseja.
https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/CSS/CSS_Scroll_Snap_Points
Margem negativa fica com o mesmo comportamento do translateX nesse caso.
Aparentemente seria isso mesmo. Problema que como falou, esta em rascunho. Hahaha. Mas agradeço de qualquer forma!
André, é isso mesmo, com css acho que ainda não é possível. Isso meio que foge da questão de estilização e parte mais para um comportamento, por isso seria mais tranquilo com JS eu acho. Não cheguei a explorar isso bem.
Só um pedido, lembra sempre de marcar o tópico como resolvido se algo respondeu ou deixou claro a questão relacionada a sua dúvida tá bem? Assim outros alunos evitam de tentar responder novamente sua dúvida e já sabem de cara qual foi a solução do seu problema...
Abraço! Bons estudos! O que pode acabar ajudando eles também.