E muito interessante essa questão de observar sem avaliar, mas confesso que tenho dificuldades. Com a vida corrida que levo, percebo que escuto mais do que ouço.
E ouvir é o segredo da CNV. Existe alguma técnica para praticar?
E muito interessante essa questão de observar sem avaliar, mas confesso que tenho dificuldades. Com a vida corrida que levo, percebo que escuto mais do que ouço.
E ouvir é o segredo da CNV. Existe alguma técnica para praticar?
Oi Monica,
Também passo por isso e sei o quanto é difícil fazermos este exercício. Felizmente existem algumas técnicas para nos ajudar a desenvolver um ouvir mais atento, mais ativo.
O ouvinte ativo tenta ver as coisas como quem fala as vê e sentir as coisas como quem fala as sente. Essa identificação com quem fala se chama empatia e requer muito esforço.
O fato de desejarmos colocar de lado todas as distrações, até as distrações mentais, envia uma mensagem poderosa à pessoa que está falando de que você realmente se importa com ela. Que essa pessoa é importante para você. Ouvir é provavelmente nossa grande oportunidade de dar atenção aos outros diariamente, dizendo-lhes o quanto os valorizamos.
Aqui estão as etapas para ser um ouvinte ativo. Essa lista pode parecer um pouco extensa e sinceramente, é meio longa. Não pense nisso como uma lista de verificação para marcar cada ponto à medida que o realiza. Em vez disso, veja isso como uma diretriz geral. Se você conseguir realizar a maioria delas em conversas importantes, estará no caminho de se tornar um ouvinte ativo!
Você não precisa focar a laser os olhos de alguém com quem está conversando. Você, no entanto, precisa manter contato visual regular com a pessoa. Isso é realmente mais para você do que para eles.Ao manter contato visual regular, você é forçado a prestar atenção nessa pessoa. É mais difícil se distrair. Além de também transmitir à outra pessoa que você se importa o suficiente com o que está sendo dito e que está olhando para ela enquanto ela fala.
Olhar, reorganizar e ficar confortável passa uma boa mensagem. O que não é bom é tocar constantemente com uma caneta, pegar o telefone ou procurar algo por todos os lados. Estar inquieto dá a impressão de que você não está interessado no que a outra pessoa está dizendo.
Agora, essa não é uma regra rígida e rápida. Se você precisar obter esclarecimentos sobre um determinado ponto, não há problema em perguntar educadamente. O que você não deve fazer é interromper qualquer outra frase de alguém para expressar seu ponto de vista. Ou para adicionar sua própria cor à conversa. O que você deveria estar fazendo é ouvir, não falar.
Muita comunicação acontece de maneira não verbal. Isso significa que você pode entender muito do que uma pessoa está lhe comunicando através da linguagem corporal e não das palavras reais que saem da boca.
Observe as pistas não verbais que a outra pessoa está emitindo enquanto fala. Se eles se sentirem desconfortáveis, eles podem se mexer. Se estiverem nervosos, podem não olhar nos seus olhos. Esses tipos de pistas não verbais podem ajudá-lo a entender como a outra pessoa está se sentindo.
Às vezes, quando alguém está falando conosco, não é tão claro quanto gostaríamos. Quando necessário, repita o que a outra pessoa disse e não tenha medo de esclarecer. Você pode dizer coisas como: “para ter certeza de que entendi o que estou ouvindo, você diz que … está correto?”.
Além disso, dizendo algo como: “então, o que estou ouvindo é… e…”. Isso dá à outra pessoa a oportunidade de garantir que ela esteja lhe dizendo tudo o que precisa. Também mostra que você se importa o suficiente para fazer uma pergunta e ter certeza de que entendeu o que está sendo dito.
Quando alguém tem dificuldade em passar por tudo, não há problema em fornecer um leve incentivo aqui e ali para que eles continuem falando ou compartilhando mais detalhes.
Você não quer se apressar, mas quando alguém parece estar no meio de uma história e para, pode dizer algo curto como “e então” ou “o que aconteceu depois?”. Nada que vá dominar a conversa, exceto pequenos pedaços de encorajamento aqui e ali, conforme necessário.
É perfeitamente adequado procurar mais informações quando necessário. Lembre-se de que seu objetivo não é assumir a conversa, é ouvir ativamente a outra pessoa. Agora, quando você achar que pode haver informações mais relevantes que ainda não foram ditas, não há problema em fazer algumas perguntas. Perguntar coisas como: “como você se sente?” ou “qual você acha que é a melhor maneira de lidar com essa situação?”, são boas maneiras de fazer com que a outra pessoa compartilhe mais sobre como se sente. Isso ajuda você a entender melhor a situação.
Espero que seja útil. ^^