Olá Caio, desculpe a demora também, mas é que minha questão ficou um bom tempo sem resposta dae pensei que tinham desistido. Mas, obrigado por responder. Vamos a questão, vou tentar implementar dessa forma, é diferente do que até então eu estava trabalhando. Mas antes tenho algumas dúvidas. Esse puppetlabs parece que tem que ser instalado antes, se tem, onde tem que ser instalado, na máquina virtual ou na minha máquina local?
Pelo script, vi que pelo shell ele cria uma pasta chamada modules e depois instala o puppetlabs-postgresql, mas o path ficou na pasta manifests, e onde fica essa pasta manifests? Ela deve ser criada também? Quando?
E o arquivo postgresql.pp onde ele fica? Eu entendi que ele cria um arquivo com o nome que a gente deu, mas onde?
Se eu quisesse além do postgres, instalar outras ferramentas do puppetlabs, onde eles ficariam, em pasta diferentes ou na mesma pasta?
Como executo esses scripts? Pelo curso e em tutoriais, vi que uma vez na máquina virtual você executa os scripts puppet com:
sudo puppet apply /vagrant/manifests/nome_do_arquivo.pp
ou se tiver trabalhando com módulos (em pastas), basta executar:
sudo puppet apply --modulepath=/vagrant/modules /vagrant/manifests/nome_do_arquivo.pp
Já com o puppetlabs como se executa o script?
No mais é isso, agradeço a atenção Caio, e mais uma vez se puder me ajudar, pois achei interessante essa maneira de trabalhar, mas tenho que conhecer melhor, pesquisei aqui e vi que tem várias outras ferramentas com o puppetlabs.