Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Outras transformações

Olá Rodrigo. No vídeo vc mostra a transformação log dos resultados. Quais poderiam ser os outros tipos de transformações aplicadas (ou as mais usuais) e onde eu posso encontrar uma literatura referente a isso, transformações?

2 respostas
solução!

Oi Felipe, transformação é um tópico bem delicado, pois você está alterando seus dados e isso muda sua interpretação. O log é muito utilizado, pois ele permite uma interpretação "relativa" dos parâmetros. Ainda sim, existem algumas transformações que podem ter aplicabilidades.

Algumas que você olhar: Box-cox e arctanh, porém se a intenção é transformar dados para encaixar em um modelo/distribuição eu não recomendaria. É mais interessante estudar como é possível modelar seus dados. Eu não assisti este curso, mas caso não esteja na ementa recomendo pesquisar sobre modelos lineares generalizados, GAM e GAMLSS pois um mundo se abrirá para você em termos de modelagem.

Vinícius, muito obrigado pela orientação que você me deu. Ela me forneceu um norte nesse tema importante!