1
resposta

outras linguagens são utilizados?

• ola estou gostando essa abordagem de ensino pela primeira vez pois quando fiz outros cursos vi que era muito complexo e difícil tenho dificuldade qual plano seguir porem vou a fundo pois estudei a linguagem cobol e visual basic na época estou fazendo uma reciclagem depois de tanto tempo parado
1 resposta

Oii, Tatiana!

Que alegria ler seu comentário. É muito comum sentir que a programação é um bicho de sete cabeças quando o ensino foca apenas na complexidade técnica e esquece do lado humano e da lógica.

Fico feliz que esteja se sentindo acolhida por essa abordagem. Sobre a sua dúvida, sim, muitas outras linguagens são utilizadas atualmente e o mercado mudou bastante desde a época do COBOL e do Visual Basic.

O fato de você já ter tido contato com essas linguagens é um diferencial. Mesmo que pareça muito tempo, a base lógica que você construiu naquela época continua valendo. O que mudou foi o "vocabulário" e onde as linguagens são aplicadas.

Como o mercado se organiza hoje?

Pra ajudar na sua reciclagem, pense nas linguagens divididas por áreas de atuação. Isso ajuda a escolher um plano de estudos sem se sentir perdida:

• Desenvolvimento web (sites e sistemas): Aqui o domínio é do JavaScript, acompanhado pelo HTML e CSS. É uma excelente porta de entrada por ter visualização rápida do que você está criando.
  • Back-end (Lógica e Banco de Dados): Onde o COBOL atuava muito, hoje temos o Java, C#, Python e o PHP. São linguagens que cuidam do que acontece "por baixo do capô".
  • Dados e Inteligência Artificial: O Python reina absoluto nessa área por ser muito legível e ter uma escrita que lembra o inglês.
  • Dispositivos Móveis: Para criar aplicativos, usamos muito o Kotlin (Android) e o Swift (iOS).

Qual plano seguir para sua reciclagem?

Como você mencionou que tinha dificuldade com a complexidade, minha sugestão para um recomeço suave é:

1. Consolide a Lógica: Continue focando no pensamento computacional. É o que vai te dar segurança para não travar diante de códigos novos.
  2. Escolha uma "linguagem de transição": O Python costuma ser uma ótima escolha para quem vem do Visual Basic ou COBOL, pois a sintaxe é limpa e não exige tantas configurações complexas no início.
  3. Prática pequena e constante: Em vez de tentar projetos gigantes, faça pequenos exercícios diários. Isso ajuda a construir a confiança que foi abalada nos cursos antigos.

O COBOL ainda é usado em grandes bancos, mas aprender linguagens modernas vai te abrir portas para trabalhar em ambientes mais flexíveis e até de casa, como você mencionou o interesse anteriormente.

O mais importante é respeitar o seu ritmo. Você já deu o primeiro passo ao voltar a estudar! Qual dessas áreas mais desperta sua curiosidade agora?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!