1
resposta

Outras conexões para grande volume de dados

Olá professor. Fiquei feliz com sua aula é muito bem explicado. Eu já uso o Data Studio há mais de 1 ano e criei Dashboards incríveis. Gostaria de saber qual seria a melhor ferramenta para a seguinte demanda:

  • Tenho uma planilha no sheets que tem mais de 2 mil linhas. Nela eu lanço o meu planejamento de atividades, com tempo, data de execução etc.
  • Eu conecto ela em uma Dashboard do Data Studio, porém quero mudar a origem de dados para suportar mais linhas de dados
  • Preciso que essa nova base de dados (nuvem, hospedagem, outra solução) seja passível de inserir informações facilmente (algo que servidor como o hostgador não permite).

Qual seria a melhor solução para esse problema? O que eu precisaria estudar para montar essa base de fácil carregamento?

1 resposta

Olá Eduardo, tudo bem?

Desculpe pela demora em obter retorno.

Diante do contexto que você apresentou de ter que lidar com uma abundância dados e considerando que você já tem familiaridade com o Google Data Studio. Uma alternativa é utilizar o BigQuery, que é um serviço de data warehouse no Google Cloud que oferece armazenamento escalável e processamento rápido de dados. Ele possui integração nativa com o Data Studio, o que facilitará na criação de dashboards.

Aqui na Alura, temos um curso que aborda sobre o Big Query: Google Data Studio: Parâmetros e Big Query.

Outra opção é utilizar o Google Sheets API, que permite acessar e atualizar dados em uma planilha do Google Sheets por meio de código. Com ela, é possível automatizar a atualização da planilha com as informações do seu planejamento de atividades.

Abaixo deixo o link da documentação para consulta:

Espero ter ajudado

Caso surja alguma dúvida, estou à disposição.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software