1
resposta

outra resolução

Minha dúvida está somente no final do jogo. Em vez de elif eu coloquei if em todos e também funcionou. Qual seria o problema de solucionar desta forma?

if (certo):
    print('Você acertou!')

if (maior):
    print('Você errou! seu palpite foi maior que o número secreto. ')

if (menor):
    print('Você errou! seu palpite foi menor que o número secreto. ')

print('Fim de jogo!')
1 resposta

Olá Marcela, tudo bem com você?

Meus parabéns pela implementação do código, fico feliz que tenha compartilhado com a comunidade do fórum Alura.

O modo apresentado ele irá funcionar apresentando as mensagens no momento certo, mas não é um modo Pythonico de se testar múltiplas condições, quando estamos realizando o teste de duas ou mais condições, é recomendado o uso da estrutura condicional if para a primeira validação e para as demais fazer o uso da estrutura elif, fazendo o uso da estrutura condicional elif estamos informando que essa validação é uma continuação da validação anterior que teve como resultado False. Como apresentado no código abaixo:

valor = 100

if valor > 100:
    print("O valor é maior que 100")
elif valor == 100:
    print("O valor é 100")
elif valor < 100:
    print("O valor é menor que 100")

Resultado

O valor é 100

Para aprimorar ainda mais o seu aprendizado sobre as estruturas condicionais, recomendo a leitura do seguinte artigo, onde é apresentado exemplos de uso das estruturas condicionais e suas sintaxes:

O artigo acima está em inglês, caso tenha dificuldade com o idioma, recomendo o uso do tradutor do navegador.

Fico à disposição em caso de dúvidas.

Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!