Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Outra linguagem

Boa tarde Gostaria de saber se posso fazer os cursos de android que são em Java usando Kotlin, é a programação que eu estou estudando no momento e gostaria de fazer o curso Android nessa linguagem também, é possível? Caso não seja estou pensando em fazer os cursos básicos no site do android e depois retornar aqui pro curso de android com kotlin. Obrigado

4 respostas

Olá Rafael, tudo bem com você?

É possível sim! Porém, é bom se atentar que embora todo o conteúdo que será passado faz parte dos fundamentos do Android - ou seja, serve para todo mundo. É possível que você encontre algumas dificuldades caso você não tenha muita familiaridade com Java, mas talvez seja interessante uma abordagem onde você faz as aulas em Java seguindo o instrutor afim de entender o fluxo do aplicativo e depois reescrever o código em Kotlin de maneira que não altere muito o comportamento.

Quando você terminar as três primeiras aulas da Formação Android, também é possível seguir para os cursos de Kotlin da plataforma que não fazem parte da formação, mas que tem o foco no desenvolvimento de um aplicativo mesmo:

Kotlin parte 1: Sua primeira app android na linguagem

Kotlin parte 2: Mais recursos da linguagem e boas práticas

Kotlin parte 3: Técnicas avançadas na sua app

No final, você pode sim encontrar algumas dificuldades tentando fazer o curso usando Kotlin, mas como a abordagem com o Kotlin é bem parecida com o que encontraríamos em Java, acredito que você só tem a ganhar!

De qualquer forma, se tiver alguma dúvida no decorrer do curso, estaremos à disposição no fórum! ;)

Forte abraço e bons estudos!!

Obrigado pela resposta. Vou pensar no caminho que seguirei, queria aplicar logo o Kotlin pois estou estudando aqui com o objetivo de mudar de área e trabalhar na área de desenvolvimento mobile nativo em android. Creio que direto com o Kotlin economizaria tempo. Dentre os cursos de Android só tem esses que você indicou com Kotlin?

Obrigado novamente. Abraço

solução!

Opa Rafael, beleza?

A sua linha de pensamento faz total sentido! Ao mesmo tempo que pode ser interessante conhecer um pouco de Java, já que os projetos legado de Android foram desenvolvidos utilizando a linguagem, eu entendo que partir diretamente para o Kotlin que é a linguagem do momento também faz total sentido pensando no seu tempo e em oportunidades de vagas que você está almejando.

Mas respondendo a sua pergunta: sim, nós temos outros cursos de Android que também utilizam Kotlin. Porém, eles não são cursos básicos... na verdade, são a continuação da Formação Android e dos cursos de Kotlin que eu citei anteriormente: Formação de Arquitetura Android.

A minha recomendação é que você pesquise suas opções e pense com calma qual caminho seguir, pois, independente da sua escolha, haverão seus prós e contras. Ainda existem muitas vagas para desenvolvedores Android Java, mas fica a seu critério decidir se vale a pena seguir por esse caminho.

Se tiver alguma dúvida, é só avisar! ;)

Entendi, a priori meu plano de estudos era iniciar por C, depois Java, e só então Kotlin/Android. Mas como diz o profeta, "o tempo urge e a sapucai é grande" kkkkkk. Por indicação de um funcionário do Google fui direto pro Kotlin. Acredito que farei o curso de Android com Kotlin fornecido pelo Google através da Udacity e depois retorno pra cá pra fazer os cursos avançados. Também pretendo fazer o curso de Git e Github pois um amigo que trabalha na área se disponibilizou pra fazer um projeto junto comigo quando eu aprender a fazer o básico. Fora outros cursos que tenho interesse aqui, como Linux e também outras linguagens. Quero trocar de emprego ainda esse ano, tenho 2 crianças tudo aumenta menos meu salário. hahaha Muito obrigado pela resposta. Abraço