Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Outra forma para a Formatação Condicional

Olá, estou curtindo bastante as aulas do Excel.

Nos exercícos de "Faça como eu fiz na aula", sempre tento fazer sem as dicas do professor.

Neste caso como são apenas 2 regras que o exercício pede coloquei a opção "Está entre..." e digitei os conceitos "Diferenciado e Aprovado" e o resultado foi o mesmo do passo a passo, sendo que crei apenas uma regra.

2 respostas
solução!

Olá Elaine, tudo bem? Espero que sim!

A opção "Está entre..." que você utilizou funcionou nesse caso mas provavelmente em outros casos não funcionará de forma esperada.

Essa opção vai comparar a ordem alfabética dos textos e já que as palavras escolhidas foram Aprovado e Diferenciado, serão comparados se os textos estão entre as letras A de Aprovado e D de Diferenciado e serão aplicadas as formatações em palavras entre essas letras. Caso Reprovado e Reavaliar começassem com uma letra entre A e D também seriam formatadas.

Há uma opção para utilizar a formatação apenas com uma regra, mas precisará utilizar a coluna das médias.

Após selecionar a coluna que deseja aplicar a formatação, selecione a opção de aplicar uma nova formatação condicional e utilize a fórmula baseada na coluna da média final, com valor maior ou igual a 7, uma vez que são médias correspondendo aos conceitos Aprovado e Diferenciado. A fórmula que foi usada no exemplo a seguir é =C2:C11>=7, correspondendo à coluna de Média Final.

Tabela de exemplo com 10 registros com número de matrícula, nome do aluno, média final e conceito final

Aba de opções de Regras de formatações disponíveis no Excel

Aba de preenchimento na formatação de células no Excel, selecionando a cor amarela para o fundo da célula

Tabela de exemplo com a formatação condicional aplicada na coluna de Conceito final, com a cor amarela no fundo da célula para os textos "Aprovado" e "Diferenciado"

Essa forma seria mais indicada, uma vez que não depende da ordem alfabética e sim da regra correta que queríamos aplicar desde o princípio.

Caso queira utilizar o texto propriamente dito, precisaria seguir os passos da atividade, criando duas formatações condicionais diferentes.

Bons estudos!

Oi João, estou bem sim e você? Muito obrigada pelo esclarecimento!