Boa tarde, Vinicius, tudo bem?
Quando se trata de filtrar dados por data, a cláusula LIKE não é a abordagem mais eficiente. Embora possa funcionar em alguns casos, não é ideal para trabalhar com datas por várias razões:
1 - Semântica incorreta: A cláusula LIKE é usada principalmente para corresponder a padrões de strings, não para operações de comparação de datas. Embora você possa usar para comparar parte de uma string de data, pode levar a resultados inesperados devido a diferenças em formatos de datas, como no caso de formatos diferentes de datas ou horários.
2 - Índices: A maioria dos bancos de dados otimiza consultas de data quando você usa operadores de comparação diretamente, como =, <, >, etc. Isso permite que o banco de dados use índices de data para acelerar a consulta. No entanto, o uso do LIKE pode impedir que o banco de dados use esses índices, resultando em uma consulta mais lenta, especialmente em tabelas grandes.
3 - Legibilidade do código: Usar operadores de comparação como = é mais semântico e claro para outros desenvolvedores que possam revisar ou manter o código no futuro.
Portanto, é recomendável usar operadores de comparação direta, como = ou >=, para filtrar por datas sempre que possível, em vez de usar LIKE. Isso geralmente resultará em consultas mais eficientes e claras. Se necessário, você pode manipular a data para corresponder ao formato desejado antes de fazer a comparação, em vez de usar LIKE.
Espero ter ajudado.
At.te:
Eduardo Rafael Cardoso