Estou migrando para área de TI e achei super coerente e necessário esse curso para mim. Autoconhecimento e aprendizagem são bases importantíssimas para toda nossa vida.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou migrando para área de TI e achei super coerente e necessário esse curso para mim. Autoconhecimento e aprendizagem são bases importantíssimas para toda nossa vida.
Olá, Renan! Como vai?
Seja muito bem-vindo à área de Tecnologia da Informação! Essa é uma transição emocionante e, com certeza, cheia de novas descobertas.
Sua percepção foi extremamente madura e cirúrgica. Começar a sua transição de carreira pelo curso "Aprender a aprender" é, sem dúvidas, uma das estratégias mais inteligentes que você poderia adotar. Muitas pessoas cometem o erro de mergulhar direto na sintaxe pesada de uma linguagem de programação ou em ferramentas complexas de dados sem antes entender como o próprio cérebro processa o conhecimento técnico.
A área de TI tem uma característica muito particular: ela se reinventa o tempo todo. O que é tendência hoje, pode mudar em poucos anos. Por isso, no mercado de tecnologia, o seu superpoder mais valioso não será o código que você sabe de cor, mas sim a sua capacidade de aprender rápido, desaprender o que ficou obsoleto e reaprender o novo (o conceito que chamamos de Lifelong Learning).
Para te apoiar nessa largada e potencializar os seus estudos nos próximos cursos técnicos aqui na Alura, guarde com carinho essas duas técnicas neurocientíficas centrais do curso:
Em vez de apenas assistir aos vídeos de tecnologia passivamente ou ler documentações repetidas vezes, force o seu cérebro a resgatar a informação da memória. Terminou uma aula sobre lógica? Feche o player, abra o editor de código e tente aplicar o que viu do zero, errando e corrigindo. O aprendizado em tecnologia acontece nos dedos, digitando e quebrando a cabeça com os problemas.
Para visualizar como o seu cérebro gerencia essas duas formas de pensamento e entender por que as pausas estratégicas são vitais para fixar conceitos complexos de programação, veja o esquema abaixo:
O autoconhecimento vai te dar a resiliência necessária para os dias em que o código não funcionar de primeira, e as técnicas de aprendizagem vão acelerar o seu domínio técnico. Você começou com o pé direito!
Desejo muito sucesso na sua transição de carreira e excelentes estudos por aqui. Se precisar de qualquer orientação sobre como organizar a sua rotina de estudos em TI, conte comigo!
Espero que possa ter lhe ajudado!