Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Os resíduos não deveriam ser normalmente distribuídos?

Durante as aulas foi dito que uma das características dos resíduos, no caso da regressão linear, é que deveriam ser normalmente distribuídos.

Porém, na aula "Outros testes" é feita aplicação de um teste de normalidade com os resíduos utilizando-se o normaltest e fica concluído que os resíduos do dataset não são normalmente distribuídos.

Não entendi esta incongruência, alguém poderia me explicar?

4 respostas
solução!

Para o uso da regressão linear, umas das suposições é de normalidade dos resíduos. Essa é uma das premissas que devem ser satisfeitas, existem outras.

A quebra dessa premissa não impedirá que o método gere estimativas, o problema é que todas elas terão viés.

Se o teste indicou não normalidade dos resíduos, o modelo tem algum problema. O problema poder ser heterocedasticidade ou autocorrelação (no tempo ou espaço), identificando-o, é possível corrigir.

Espero ter ajudado.

Muito bem pontuado.

Alguma recomendação de livro para me aprofundar neste assunto?

Obrigado pela ajuda!

Olha, posso sugerir o "Econometria básica" do Damodar N. Gujarati. Acho ele é um bom livro que cobre essa parte teórica (muito pela didática), tanto que usava ele na graduação.

Boa sorte no estudo!

Excelente!! Vou procurá-lo.

Muito obrigado pelo apoio!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software