Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Os padrões são totalmente necessários para projeto pessoais?

Eu tenho três projetos pessoais de Java postados no GitHub, graças a vocês da Alura. Mas eu gostaria de saber se esses padrões de criação de pastas e organização delas é necessário em projetos próprios de iniciantes como eu? Ou ele é somente essencial para projetos em equipe no mercado de trabalho?

Não me entendam mal, eu irei utilizar pastas sim, pois entendo que são necessárias para organização e pelo FQN, mas é recomendado que eu implemente padrões vistos nesta videoaula?

3 respostas

Bom geralmente os padrões de estrutura são definidos pra melhorar a organização dos projetos e até pra solucionar problemas estruturais, eu não diria que é obrigatório. porém, é sempre bom ter conhecimento dos design patterns porque todo projeto que você for atuar profissionalmente vai estar disposto em algum desses padrões e vc reconhecer em qual padrão ele está vai facilitar muito o processo de análise e de desenvolvimento, porque meio que ja vai saber onde ir, vai ter um direcionamento mais bem definido.

Por exemplo, esse é a URL do meu projeto postado no GitHub: https://github.com/LucasDevRJ/condSystem. Seria correto eu organizar dessa forma: com.LucasDevRJ.condSystem

E caso o projeto não tenha URL. Poderia ser assim: condSystem.sistema + pastas do projeto

Poderia ser assim?

solução!

Na verdade esse padrão de organização para o caminho dos pacotes é uma convenção (boas práticas), ou seja você pode organizar da forma que vc achar conveniente mas a forma que você fez está correto sim, dentro dos padrões de boas práticas => "com.seuDominio.nomeDoProjeto".