Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Os Modais

Como está no texto, os modais são bastante intrusivos então fiquei curiosa para saber se tem algum padrão de uso, quantos posso usar sem ser incomodo ao usúario e gostaria de outros exemplos com sites e apps do dia a dia.

1 resposta
solução!

E aí Lunna, tudo bem contigo?

Então, existem semelhanças bem grandes com modais e popups, vou te explicar melhor:

Os popups pulam na interface em momentos completamente aleatórios e inconvenientes. Hoje em dia, tem bastante gente que usa eles pra exibir propaganda, ou mensagens para ativar notificações de uma página na web, coisas nesse gênero, que fazem com que a gente queira fechar na hora.

Já a modal é um pouco diferente. Fora o quesito interface, que na modal é muito mais versátil, podendo colocar mais conteúdos, o ideal dela é que não apareça em momentos aleatórios como o popup, e sim que usuários chamem ela. Enquanto usuários não executarem uma ação para que ela apareça, ela deve permanecer escondidinha. Um exemplo aqui mesmo da Alura: na página dos Planos de Estudo, depois que você cria um e acessa a opção de editar ele, tem uma botãozinho vermelho pra excluir. Clicando nesse botão, vai aparecer uma modal perguntando se a gente deseja realmente excluir o plano de estudo. Entendeu a funcionalidade? Enquanto eu não clicar nesse botão, a modal não vai aparecer, eu preciso executar alguma ação, e aí ela surge.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software