Como está no texto, os modais são bastante intrusivos então fiquei curiosa para saber se tem algum padrão de uso, quantos posso usar sem ser incomodo ao usúario e gostaria de outros exemplos com sites e apps do dia a dia.
Como está no texto, os modais são bastante intrusivos então fiquei curiosa para saber se tem algum padrão de uso, quantos posso usar sem ser incomodo ao usúario e gostaria de outros exemplos com sites e apps do dia a dia.
E aí Lunna, tudo bem contigo?
Então, existem semelhanças bem grandes com modais e popups, vou te explicar melhor:
Os popups pulam na interface em momentos completamente aleatórios e inconvenientes. Hoje em dia, tem bastante gente que usa eles pra exibir propaganda, ou mensagens para ativar notificações de uma página na web, coisas nesse gênero, que fazem com que a gente queira fechar na hora.
Já a modal é um pouco diferente. Fora o quesito interface, que na modal é muito mais versátil, podendo colocar mais conteúdos, o ideal dela é que não apareça em momentos aleatórios como o popup, e sim que usuários chamem ela. Enquanto usuários não executarem uma ação para que ela apareça, ela deve permanecer escondidinha. Um exemplo aqui mesmo da Alura: na página dos Planos de Estudo, depois que você cria um e acessa a opção de editar ele, tem uma botãozinho vermelho pra excluir. Clicando nesse botão, vai aparecer uma modal perguntando se a gente deseja realmente excluir o plano de estudo. Entendeu a funcionalidade? Enquanto eu não clicar nesse botão, a modal não vai aparecer, eu preciso executar alguma ação, e aí ela surge.