Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Orientação sobre semântica.

Gostaria de saber qual tag e mais correta a se usar semanticamente para organizar conteúdo dentro de um arquivo HTML. qual o mais indicado a tag div com o atributo class:

<div class="container"></div>

ou a tag main:

gostaria que dissessem qual e o por que.

também no caso de um menu de navegação, uso somente a tag:

<nav></nav>

ou posso usar uma nav dentro de uma dive especificando classe exemplo:

<div class="menu">
    <nav>
    </nav>
</div>

Ficarei muito agradecido se alguém puder me ajudar.

1 resposta
solução!

Oi Gabriel, essas questões são bem reflexivas né? Mesmo depois de anos de prática as vezes ainda bate uma dúvida.

Bom, se você agrupar os links de navegação em uma lista como é mais comum, o elemento nav deveria ser o elemento pai dessa lista. Assim teremos:

<nav>
  <ul>
    <li><a href="#">link</a> </li>
  </ul>
</nav>

Acima do nav você pode ter outras tags caso precise. Já em relação ao container por exemplo, eu não usaria a tag main.

A tag man, segundo o MDN, tem divergências entre as especificações do WHATWG e W3C, então o cuidado é: use ela apenas uma vez na página e onde tenha conteúdo.

Como você pode ter vários containers na página, a tag main passa a não seguir uma das duas especificações, o que não é uma boa ideia, é sempre bom estar no meio termo quando tiver essas diferenças. Neste caso eu ia de div mesmo e usava a tag main no trecho mais importante da página.

Ainda sobre a tag nav, tudo que sabemos é que ela agrupa os links de navegação. Eu acho estranho usar outras coisas que não sejam listas de links (mais comum) ou mesmo links soltos como já vi.