1
resposta

Orientação para estudos.

Olá boa tarde!!! Eu estava realizando um curso de formação em Técnologo em Banco de Dados, sou iniciante nesta área e como já tenho curso de graduação em outra área resolvi fazer um curso mais rápido no sentido de me recolocar rapidamente no mercado. Logo que comecei aqui, senti um pouco de dificuldade de entender por que voces optaram po Python ao inves de SQL. No curso de formação em tecnologo eles foram de cara no SQL. Para iniciar o curso de data science de voces há pre requisitos, que eu deva realizar antes? Na primeira aula já existem exemplos de códigos em Python e Panda, coisas que eu nunca ouvi falar.Por favor me orientem no sentido de quais cursos devo fazer primeiro para poder garantir uma vaga na área de dados?

Desde já agradeço. Lygia Saldanha.

1 resposta

Olá Lygia, tudo bem?

Primeiramente, temos que ter em mente que não existe uma linguagem de programação "certa" ou "errada" para trabalhar, cada linguagem tem suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha de uma linguagem sobre outra depende das necessidades e objetivos de cada projeto.

No caso de Python, ele é uma linguagem muito popular na área de ciência de dados, pois possui uma grande quantidade de bibliotecas e ferramentas que facilitam a realização de tarefas, como análise de dados, visualização de informações, treinamento de modelos de machine learning, etc.

Isso não significa que o SQL seja ruim, ela é especialmente útil para gerenciar e manipular grandes quantidades de dados.

resumindo, as vezes você pode acabar tendo que usar as duas linguagens em conjunto, por exemplo, para criar um relatório que mostre o total de vendas por mês de alguma coisa, a média de vendas por dia e a quantidade de vendas por região, você pode usar SQL para consultar o banco de dados e obter os dados que você precisa, e então usar Python para processar os dados e gerar os gráficos e tabelas do relatório.

Quanto aos pré-requisitos para o curso de data science, não há um conjunto exato de cursos que você precisa fazer antes de começar. mas sempre dizem que é importante ter algum conhecimento básico de programação e matemática para poder acompanhar o curso e tirar o máximo proveito dele, principalmente cálculo e álgebra linear.

espero ter ajudado de alguma forma, bons estudos!