Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Orientação de curso

Estou criando meu primeiro app, e para aprender estou criando uma rede social básica, fiz o curso de front end e já criei todo o sisteminha com HTML + CSS + JS.

Finalizei e agora quero dar vida ao sistema, com cadastro de usuarios, para que que eles possam criar, editar, remover publicações e etc.

Estou programando para WEB mesmo, porém responsivo para rodar apenas no celular e quero iniciar a próxima fase nos estudos, agora em back end para dar continuidade com este projeto.

Dúvida: qual curso devo me dedicar para dar continuidade a este projeto, tendo em vista que finalizei o Front end e tenho uma página estática agora.

Fiquei na dúvida se seria PHP e MySQL (pois preciso de bd para isso correto?), qual a melhor solução e maior compatibilidade para que eu prossiga estudando nessa parte tendo em vista que o intuito é rodar bem em dispositivos mobile através de um navegador??

4 respostas
solução!

Marcelo, na verdade vão aparecer várias opiniões sobre qual caminho seguir. No final da thread provavelmente todas as linguagens vão aparecer aqui e você vai ficar mais confuso. Geralmente isso vira uma briga de torcida. Todas essas linguagens que temos aqui na Alura, e mais algumas, são boas e resolvem seus problemas. Cada uma do seu jeito. :-)

Com PHP e MySQL você vai fazer o que pretende. Se eu tivesse que decidir uma linguagem hoje ficaria entre NodeJS e C#, apesar de ter hoje Python como minha linguagem de estimação.

Eu poderia te dizer use essa ou aquela linguagem, esse ou aquele banco, mas estaria te enganando. Sei que a minha resposta não é direta, mas ela é bem sincera.

Para ter uma ideia do tamanho da discussão separei alguns artigos para você ponderar.

Obrigado de verdade Ronald pela explicação, agradeço muito.

Como sou iniciante é tudo muito novo para mim.

Então percebi que é possível com qualquer uma delas e não somente o PHP, vou estudar estes links que você enviou, mas só mais uma questão, todas elas utilizam o MySQL como banco de dados??

Sei que posso estar perguntando algo bem besta kkk, mas é que penso sobre o banco de dados para gerenciar esses usuarios, publicações e etc, todas essas formas de programar dos artigos que me enviou (Nodejs, Python, Kotlin e por ai vai).

A dúvida: preciso de um bd para gerenciar o conteúdo criado dinamicamente, isto é possível através dessas próprias linguagens ou eu precisaria estudar elas + algum curso de bd?? (seria o MySQL o mais indicado?)

agradeço novamente o tempo dispendido em responder minha dúvida, vou manter o tópico aberto para conseguir me aprofundar mais.

Marcelo, a ideia é ajudar. Independente do seu conhecimento. Não tem pergunta besta, pode ficar tranquilo :-)

O MySQL casa bem com o PHP, se escolher por ele acho que é o caminho natural. E na Alura tem esse material, o que ajuda bastante.

Respondendo, sim, você precisa persistir esses dados em um banco de dados. Como falamos, para você começar, o MySQL seria uma boa. As linguagens de programação costumam ter bibliotecas de acesso a esse banco, mas você vai ter que aprender um pouco de uma linguagem chamada SQL. Com ela você vai conseguir interagir melhor com o banco de dados e usar as bibliotecas de forma mais eficaz.

Mas lembre-se, você está começando. Ninguém começa acertando 100%, aprenda com os seus erros. Com isso vai ganhar experiência.

Ronald, muito obrigado pela força. Suas respostas me deram um norte para o caminho que devo seguir agora. Valeu mesmo!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software