Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Orientação a Objeto - Encapsulamento etc.

Opa, eai pessoal blz?

Então.. primeiro de tudo eu aprendi C, que é uma linguagem estruturada na faculdade. E agora estou tentando aprender OO por aqui, fiz o de Ruby e estou fazendo o de JavaScript agora, e toda vez que chega na parte de encapsulamento e começa a entrar função dentro de função, e fazer chamados etc, eu começo a sentir que não estou aprendendo(por mais que eu tenha entendido na hora). Talvez pode ser por causa da quantidades de "nomes" ou sei lá.

Queria saber se alguém tem alguma dica para aprender POO sem muitos problemas..Acredito que eu esteja com dificuldade por ter aprendido o modo imperativo, mas não sei.. Eu entendo a lógica e tudo mais, mas quando eu olho num modo geral o código, parece que eu não faço a minima ideia do que está fazendo e quem ta chamando quem... Acredito que seja normal no começo né?

Mas enfim, se alguém puder dar algumas dicas/links etc pra aprender OO sem quebrar a cabeça eu agradeço xD

6 respostas

Ola Nikolai, bom pelo que eu sei no java o encapsulamento é uma forma de deixar seus atributos e seus metodos protegidos, para evitar surpresas em seus projetos. Agora orientação objetos tenta trazer o maximo possivel a realidade do mundo para dentro da programação, no começo é normal sentir duvida, mais como você disse que quando ve você entende certo? oque basta é você entender oque cada coisa faz, se você entede o metodo ou suas funções é só questao de tempo e pratica para se acostumar

Sim, essa questão de proteção e etc eu entendi.. O que cada função faz eu entendi também, mas quando uma função começa a chamar a outra e começa a ter muita passagem de parâmetro eu começo a me perder, e quando dou um pause e olho o código inteiro "minha mente" parece querer ficar confusa e dizer que não entende nada daquilo.

Não sei explicar hahah.

solução!

Nikolai, Javascript pode ser um pouco confuso às vezes pra quem está começando mesmo. Pra aprender OO de uma maneira legal, faça um de nossos cursos de Java e OO ou C# e OO, lá os conceitos da OO são passados de forma bem sólida.

Se preferir ler, a apostila de Java E OO da Caelum https://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/ é conhecida como a melhor apostila pra aprender OO do Brasil. Na verdade o curso FJ-11 na Caelum é um dos mais populares que temos por aqui.

E não importa se você não quiser seguir carreira em Java, o curso vai te ensinar coisas que são úteis em várias outras linguagens :)

Valeu Gabriel, vou dar uma olhada sim. Vou fazer todos esses e quero ver eu não aprender hahaha. Pensei em fazer o de ruby oo também.

Nikolai é melhor você pegar o PHP ou Python porque se você quer seguir para o lado de javascript e etc essas linguagens são mais fáceis de entender e não são fortemente tipadas

Obrigado pelas dicas Alan