Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Organizar tarefas

Coincidentemente, hoje estava ajudando uma amigas a ser mais organizada e conseguir atingir algumas metas. Expliquei para ela que cada pessoa é única e o essencial é FAZER O QUE FUNCIONA PARA VOCÊ. Não adianta usar mil apps se você não os segue, melhor recorrer a meios analógicos desde que você consiga o que quer com a ajuda deles.

FERRAMENTAS

1. Agenda, Planner, Bullet Jornal, Quadro: Eu gosto muito de meios analógicos para me organizar pois trabalhos manuais melhoram meu humor, por tanto prefiro usar Bullet Jornal porque vou criando ali um layout personalizado para minha necessidade, uso quadro para visualizar as urgências claramente.
  2. Google Agenda: Das agendas existentes o Google Agenda me permite sincronizar várias agendas em um mesmo local, por exemplo, a agenda de atividades do meu filho, a agenda do curso que faço que é disponibilizada por uma colega, a agenda de compromissos do meu marido (para os dois não terem o compromisso no mesmo horário e esquece o nenê na escola, por exemplo), sincronizo com a ALEXA e consigo prever a atividade com algum tempo de antecedência;
  3. TO DO Microsoft: Quando você vai as compras ter lista de compras é muito bom para evitar esquecer itens e também economizar, uso para organizar listas de compras, mas serve para muitas outras funções também;
  4. Notion: O Notion vem sendo o meu xodózinho, pois consigo organizar e fazer anotações maiores por lá. Uso para questões maiores como educação e trabalho.

MÉTODO

1. Me reuno para ajustar a agenda com meu marido, vemos as situações de prioridade individual e quem pode ceder de acordo o grau de importância das atividades da agenda;
  2. Crio a agenda com minhas metas semanais no modo MACRO no Bullet (Tipo, Reunião seria o MACRO e o MICRO seria Reunião Escolar na pagina do dia e horário da atividade)
  3. Coloco as prioridades no quadro (dica: coloque um calendário com suas prioridades assim você tem noção de prazos)
  4. Ajusto as atividades no Google Agenda ( dica: Replique atividades fixas como faxinas, consultas semanais, dailies)
  5. Volto no Bullet diariamente para fazer a agenda do dia ( é a primeira coisa que faço )
  6. Notion faço minhas notas educacionais e profissionais e observo o progresso
  7. Vejo o que ficou pendente e me reinicio o processo

MAIS ÁGIL

É mais simples você fazer só no NOTION ou em outra plataforma, por exemplo, mas, como disse, você tem que fazer o que dá certo para você e tentar fazer isso de forma prazerosa e funcional.

ESPECIFICIDADES

Algumas pessoas têm que se atentar as suas questões pessoais e estudar bem suas particularidades. Algumas pessoas não conseguem focar em anotações tem que ver em quadros outras tendem a procrastinar se as listas de atividades foram longas. É muito importante se conhecer para se desenvolver.

1 resposta
solução!

Olá Roberta! Tudo bem? Bem completo seu relato! Comentarei também um pouco de como faço para me organizar e colaborar com todo esse processo!

Utilizo principalmente o Notion, Google agenda e o Microsoft To do Antes do final do dia, listo as principais ações para serem feitas no dia seguinte. Uso o MS To Do para listar isso e consigo também criar subcategorias para dividir, por exemplo (Faculdade, Trabalho, Pessoal etc). Isso facilita a visualização. Após isso, eu vou para o Google Agenda e verifico o que já tenho de compromisso agendado pro dia seguinte. A partir disso vou preenchendo os espaços e ir colocando o que me programei para realizar. Considero também os tempos de almoço, descolamento etc... É importante para se ter uma noção de como será o dia.

O Notion utilizo para anotações pessoais, registro de reuniões e atividades do trabalho. Também costumo realizar uma anotação de diário ao final do dia. É por lá que utilizo. Realmente ele é bem útil!

E você? Conta pra gente como você se organiza e vem colaborar com o crescimento do fórum! . Bons estudos!