Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Organizando times - Papeis dentro do time

Dentro da minha atuação nas organizações, desenvolvi conhecimentos e papeis relacionados à tecnologia e qualidade de entrega. Para um Scrum Master, é necessário ter domínio em todos os papéis ou apenas uma base sólida, mas não especializada sobre todos os assuntos? Além dos papeis que eu tenho conhecimento, para me tornar um Scrum Master é obrigatório ter domínio no negócio?

2 respostas
solução!

Oi Adriano,

Pelo que entendi, o Scrum Master procura assegurar que a equipe respeite e siga os valores e as práticas do Scrum.

Cabe ao Scrum Master as habilidades de direcionar e facilitar as tarefas realizadas tanto pelo Product Owner quanto pela equipe. Portanto, é um papel difícil e que requer um tipo de personalidade distinta para se ter sucesso.

Costuma-se dizer que o trabalho do Scrum Master é facilitar as tarefas atribuídas à equipe com o intuito de melhorar sua auto-organização, remover impedimento e alinhar o desenvolvimento ao processo. Entretanto, há uma série de equívocos e desentendimentos sobre este papel.

Quando o Scrum é introduzido em uma organização, uma das primeiras etapas decorrentes deste processo é discutir sobre os papéis do Scrum, em especial sobre o ScrumMaster, ao qual recai a afirmação de que ele “não tem autoridade”.

Traçando um comparativo entre o papel do Gerente de Projetos e o ScrumMaster, pode-se observar que diversas atividades não devem ser atribuídas a este novo papel. Então, quem poderia desempenhar essas tarefas? Tudo está a cargo da equipe. Esta é uma das razões pela qual uma equipe auto-organizada é essencial para o sucesso de projetos que adotam o Scrum.

É fundamental que o gerente de projetos tradicional esteja convencido e entenda as tarefas que envolvem o ScrumMaster corretamente, caso deseje assumir este papel. Durante as fases do projeto, todo e qualquer mal-entendido levam não só ao seu fracasso, mas, também, ao fracasso de toda a equipe na implementação da metodologia ágil.

Assim, o ScrumMaster torna-se um dos papéis fundamentais do Scrum, tendo a responsabilidade de garantir que este processo seja realizado corretamente, existindo ainda uma gama muito grande de tarefas atreladas. Imagine, por exemplo, o ScrumMaster como se fosse um professor, pois, quando se cria uma equipe Scrum, esta, a princípio, não sabe como se administrar, como trabalhar em prol da equipe, como o cliente será inserido junto ao projeto ou, como se dará a priorização de prazos e tarefas. Então, como um professor, o ScrumMaster é responsável por ensiná-los a realizar isso até que se aprenda, levando-os no processo de tornar-se uma equipe auto-gerenciada.

Li este artigo e me pareceu bem direto ao ponto: Responsabilidades de um Scrum Master .

Espero ter ajudado. ^^

Priscila, obrigado pela resposta! Me ajudou bastante e após ter realizado o curso 'Scrum: agilidade em seu projeto' pude ter um entendimento em relação aos papéis desempenhados por cada integrante da equipe.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software