1
resposta

Organização Enxuta

Em minha realidade organizacional, percebo que ainda estamos distantes do conceito de "organização enxuta". Um dos maiores obstáculos é a predominância de uma visão departamental/setorial em detrimento de uma visão de cadeia de valor.
A estrutura é bastante rígida, o que acaba gerando "silos" onde cada gestor foca primordialmente nas necessidades e indicadores do seu próprio setor. Para o Lean, isso é um problema crítico, pois o valor é adicionado através de um fluxo transfuncional; quando o foco é apenas local, criamos gargalos, excesso de burocracia e reuniões de alinhamento que tentam, sem sucesso, compensar a falta de um fluxo visível e contínuo.
Quanto à visibilidade dos processos, eles ainda são muito "opacos". Como o curso bem destaca, não se pode melhorar o que não se vê. Sem o mapeamento desse fluxo, os desperdícios (como movimentações desnecessárias e retrabalho) tornam-se parte da rotina e deixam de ser enxergados como problemas.
Por fim, vejo um grande espaço para a aplicação do pilar "Respeito às Pessoas" através da automação. Ainda lidamos com muitas rotinas manuais e repetitivas que sobrecarregam a força de trabalho. Substituir essas tarefas por soluções digitais não seria apenas um ganho de eficiência, mas uma forma de liberar os colaboradores para atividades que realmente agreguem valor à sociedade (nosso cliente final), tirando-os de funções maçantes que poderiam ser executadas por máquinas.
O desafio agora é introduzir a cultura de Kaizen (melhoria contínua), tentando ser "um pouco melhor a cada dia", para quebrar essa rigidez e colocar a entrega de valor no centro do radar.

1 resposta

Olá, Israel! Como você está?

Que análise brilhante e necessária sobre os desafios da cultura Lean no setor público! É muito comum que estruturas rígidas acabem criando esses "silos" que você mencionou, onde a visão do todo se perde em favor de indicadores locais.

Parabéns por essa visão crítica e estratégica! Transformar essa "opacidade" em processos claros e fluidos é um desafio e tanto, mas identificar os gargalos já é metade do caminho percorrido.

Conte sempre com a Alura para evoluir seus estudos e, em caso de dúvidas, estou à disposição!

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade