Eu preciso ler mais. Acredito que a leitura refina o conhecimento e abordagem, mais o que realmente me proporciona barreiras é o ambiente. Meu trabalho é homeoffice e mistura muito o profissional com o pessoal.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu preciso ler mais. Acredito que a leitura refina o conhecimento e abordagem, mais o que realmente me proporciona barreiras é o ambiente. Meu trabalho é homeoffice e mistura muito o profissional com o pessoal.
Olá, Sergio!
Entendo perfeitamente sua situação. Trabalhar em home office pode realmente misturar as esferas profissional e pessoal, e isso pode ser um desafio quando se deseja dedicar um tempo à leitura e ao autodesenvolvimento.
Vamos pensar juntos em um plano de ação para ajudar a superar essa barreira. Uma estratégia que você pode adotar é definir horários específicos para a leitura. Por exemplo, você pode reservar uma hora pela manhã, antes de iniciar seu trabalho, ou à noite, após encerrar suas atividades profissionais.
Além disso, tente criar um ambiente propício para a leitura. Se possível, reserve um espaço em sua casa que seja apenas para isso. Pode ser um canto na sala, no quarto, ou até mesmo uma mesa específica. O importante é que, ao estar nesse espaço, seu cérebro entenda que é hora de focar na leitura.
Outra dica é utilizar técnicas de gerenciamento de tempo, como a Técnica Pomodoro. Nela, você trabalha (ou no seu caso, lê) por 25 minutos e descansa por 5 minutos. Após quatro ciclos, você faz uma pausa maior de 15 a 30 minutos. Essa técnica pode te ajudar a manter o foco durante a leitura e a fazer pausas estratégicas para descansar a mente.
Lembre-se que essas são apenas sugestões e o mais importante é que você encontre um método que funcione para você. Espero ter ajudado e bons estudos!