3
respostas

Organização do CSS

Uma dúvida a respeito dos arquivos CSS. A melhor forma de formatar é assim como na aula, separando cada seção como menu, a próxima sessão, a próxima, etc. ou é melhor separar por páginas?

Em um projeto pessoal eu tenho um arquivo que possui uma estrutura geral do website inteiro e arquivos separados contendo as especificidades de cada página. Porém assim fica realmente um arquivo bem grande. Na prática é melhor fazer como o professor Matheus?

Obrigado.

3 respostas

Lucas, boa tarde!

Existem diversas formas de organizar o CSS, nós temos um curso sobre isso aqui na Alura: https://cursos.alura.com.br/course/arquitetura-css

Além esse livro pode te ajudar:

https://www.casadocodigo.com.br/products/livro-css-eficiente

Respondendo diretamente, existem diversas formas e vc deve escolher a que fizer mais sentido pra você e para o projeto, veja o link abaixo:

https://tableless.com.br/oocss-smacss-bem-dry-css-afinal-como-escrever-css/

Espero ter ajudado e bons estudos!

Lucas, tudo bom? Essa é uma pergunta difícil de responder, depende muito do seu projeto e não vejo muito padrão nessa organização. Hoje temos algumas ferramentas (Less e Sass) e alterar diretamente o CSS é mais difícil. Mas nesse caso eu iria do geral, elementos que uso em todas as páginas, depois definiria o que é particular de cada página.

Selecionei para você alguns links abaixo que falam sobre esse tema, espero que te ajude:

https://blog.caelum.com.br/comecando-a-organizar-seu-css/

https://www.alura.com.br/artigos/organizando-o-css-no-seu-projeto

Lucas, se essa resposta te ajudou coloca como solucionado (por favor) para que ela saia da lista de questões sem solução no fórum!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software