1
resposta

Ordenação das amostras nas funções ttest_ind

Olá, tenho uma dúvida referente a ordem da colocação das amostras nos testes ttest_ind e ttest_rel.

No caso do ttest_ind coloquei assim:

DataframeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeAo utilizar o teste, fiquei em dúvidas quanto a ordem de colocação deles na função.

Coloquei assim: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeComo observado, os valores são os mesmos. Mas fico na dúvida. No primeiro código posso interpretar como se a minha amostra esta distante do lado esquerdo (- 4 desvios )?

Mas no segundo codigo, como o valor esta positivo, a conclusão seria que a amostra esta distante (+4 desvios )?

Fico na dúvida nesta ordem, pois errando a ordem erraríamos uma interpretação do teste.

1 resposta

Olá Rafael, tudo bem?

A ordem das amostras no teste ttest_ind (teste t para amostras independentes) não afeta o valor do p-valor, mas pode afetar a estatística do teste (o valor de stat). O teste t independente calcula a diferença entre as médias das duas amostras, e a estatística t pode ser positiva ou negativa, dependendo da ordem.

• Quando você coloca df_filiais['Filial Centro-Norte'] primeiro, o valor t é negativo, indicando que a média da Filial Centro-Norte é menor que a da Filial Sul.
  • Quando inverte a ordem, o valor t é positivo, indicando que a média da Filial Sul é maior que a da Filial Centro-Norte.

O p-valor, que é o que realmente importa para decidir sobre a hipótese nula, permanece o mesmo em ambos os casos. Então, a interpretação final sobre rejeitar ou não a hipótese nula não muda com a ordem das amostras.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado